Menu

CARREIRA - CRCSP realiza palestras simultâneas sobre Terceiro Setor e Demonstrações Contábeis



A Contabilidade das Entidades sem Fins Lucrativos e os pontos de destaque das principais demonstrações contábeis foram tema de atividades na sede do CRCSP, em 15 de junho de 2018. As palestras “Tópicos Especiais das Demonstrações Contábeis: DRE, DRA, DMPL, DLPA e Notas Explicativas”, apresentada por Nabil Ahmad Mourad, e “Terceiro Setor: Principais Lançamentos Contábeis e Demonstrações Contábeis Obrigatórias”, com o palestrante Anderson Oliveira do Nascimento, foram realizadas de forma simultânea, respectivamente, no Teatro Professor Hilário Franco e no auditório do CRCSP.

O conselheiro João Edison Deméo realizou a abertura no auditório e destacou a importância da Contabilidade no Terceiro Setor, “um importante segmento de atuação para os profissionais da contabilidade, que contribuem para a boa gestão das entidades sem fins lucrativos”, afirmou Deméo.

Ele também fez a apresentação do palestrante Anderson Oliveira do Nascimento, que apresentou os pontos de maior destaque das demonstrações contábeis das entidades sem fins lucrativos, as novidades da Interpretação Técnica Geral (ITG) 2002 e deu orientações diversas relacionadas às isenções, imunidades e gratuidades que estas entidades têm direito.

No teatro do CRCSP, a abertura foi realizada pelo conselheiro Cláudio Gonçalo Longo, que falou brevemente sobre as mudanças ocorridas nas demonstrações contábeis, que “evoluíram muito nos últimos anos, principalmente a partir do processo de convergência aos padrões internacionais”, ressaltou Longo.

O consultor Nabil Ahmad Mourad falou a seguir sobre os principais pontos a serem observados na elaboração das demonstrações contábeis, especificamente sobre o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) , a Demonstração dos Resultados Abrangentes (DRA), a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA). Ele falou também sobre a importância das notas explicativas e deu orientações para a sua correta elaboração.

Fonte: CRC - SP

 
ver todas as notícias