Menu

EMPRESARIAL - O contador



Convido? você a lançar um olhar diferente ?sobre? profissão contábil, ?principalmente? em relação ao momento especial que estamos vivendo.

Os dias que se sucedem trarão oportunidades de ouro ao?s que estiverem atentos e dispostos a se adequar e a pagar o preço ?para promover as mudanças? necessárias??.? ?

Quero começar, falando sobre algumas percepções que tenho. A primeira delas e que existe um equívoco? conceitual, onde boa parte dos ?Contadores acreditam que vendem mão-de-obra ou horas de trabalho, e que quanto mais tempo se gasta para realizar uma atividade, maior é o preço desse trabalho.

Tenho observado que com o decorrer dos anos, os contadores perderam o foco, priorizaram?o o cumprimento das exigências governamentais impostas aos seus clientes, abdicando da sua ciência, sendo muito comum encontrar contadores que nem mesmo fazem a contabilidade de suas próprias empresas? contábeis.

Nos dias atuais, a maioria das empresas contábeis dedicam mais de 80% dos seus recursos para a apuração de impostos e cumprimento de obrigações acessórias.

A Hiper Burocracia Estatal Brasileira acabou sequestrando os contadores.

Ainda bem que alguns heróis Contadores estão lutando para se libertar e por consequência libertar a todos dessa Matrix Governamental que aprisionou a todos.

Gosto muito da visão do Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá, um homem à frente do seu tempo, ?que em sua obra???? afirma que os Contadores são cientistas e detém conhecimento??s sobre ?riqueza e prosperidade.

Partindo dessa premissa, contadores devem oferecer aos seus clientes, caminhos que os levem à diminuição de ineficiências e aumento de lucratividade, ou seja, contadores precisam entregar para os seus clientes,  R E S U L T A D O S P O S I T I V O S, e isso possui um ?valor? ?elevadíssimo e um alto preço!

É preciso ter a clareza de que tanto empreendedores novatos quanto veteranos, precisam constantemente de indicadores de performance e orientações para validar se estão no caminho correto ou se a rota deve ser corrigida, e os aspirantes a empresários, necessitam de apoio em seus primeiros passos para que não caiam e também ?possam ?realizar seus sonhos.

Outro erro fatal que tenho percebido, é achar que a TI - Tecnologia da Informação é a solução para todos os males que enfrentamos.

Na realidade, a solução está na mudança de mentalidade e no entendimento do nosso valor como promotores de bem estar social. A tecnologia é fundamental, mas constitui um meio e não o fim.

Cabe advertir que até mesmo a TI evoluiu. Estamos na era da TD - Tecnologia Digital, e iniciando o uso intensivo da IA - Inteligência Artificial.

Os impactos que a TD e IA causarão, serão devastadores para os que estiverem despreparados e insistirem em vender horas e mão-de-obra.

O Tempo gasto e espaço físico já não possuem a mesma importância, conheço vário empresários contábeis que não possuem mais salas privativas dentro dos escritórios de suas empresas contábeis.

Posso afirmar que em no máximo dez anos, algoritimos realizarão apurações de impostos, emissões de guias, cumprimentos de obrigações acessórias, lançamentos e conciliações contábeis, bem como, elaborarão demonstrações contábeis. Faço essa afirmação, na posição de quem está trabalhando efetivamente para ajudar a construir esse futuro.

Pode parece assustador, mas quando isso de fato acontecer, será o auge da nossa libertação.

Os Cientistas da Riqueza e da Prosperidade (Contadores), conquistarão o tão sonhado momentos em que terão condições para se dedicar inteiramente à sua ciência e terão a oportunidade de se tornarem, de fato, além de especialistas de alto nível, verdadeiros nexialistas, sendo mais do que nunca, agentes de mudanças e de equilíbrio das células sociais, e impactarão os resultados das empresas clientes.

Muito se tem falado sobre o futuro. O que vejo com muita clareza é que sistemas e máquinas não substituirão o Contador, mas mudarão de maneira definitiva a forma e o foco do seu trabalho.

A Tecnologia Digital e a Inteligência Artificial, são ótimas para organizar dados, mas os Cientistas da Riqueza e da Prosperidade (Contadores) continuarão sendo imbatíveis na capacidade de analis?á-los, e de encontrar nexo entre coisa distintas e principalmente na capacidade de acolher e direcionar seus clientes para tomadas de decisões assertivas.

Quero finalizar essa reflexão, perguntando: Quanto vale o resultado do trabalho de um profissional contábil com essas habilidades e competências? O que tem mais valor e preço mais elevado, o tempo gasto ou os resultados positivos gerados? Pelo trabalho realizado e a influência exercida, é justo vc ter uma fatia dos lucros do seus cliente?

Lembre-se! Contabilidade é uma ciência social e a sociedade espera muito de nós.

?Viva a ciência da riqueza e da prosperidades! Viva a Contabilidade!

Vida longa aos Contadores!

Chris Marra é empreendedor contábil e amante da tecnologia

Fonte: Fanpage - Contador de Valor

 
ver todas as notícias