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ECONOMIA - Black Friday: planejamento é fundamental para obter resultados em vendas



Os preparativos para o Black Friday já estão a todo vapor em muitas empresas. Cada vez mais popular no comércio nacional online e off-line, é uma boa oportunidade para impulsionar asvendas, esvaziar estoques, promover negócios e se preparar para outra importante data comercial, o Natal. O Black Friday ocorre sempre na quarta sexta-feira de novembro, que neste ano será dia 23. Para ajudar os micro e pequenos empresários a planejarem e executarem estratégias assertivas para aproveitar a data em favor de seus negócios, Marcos Gaubert, gerente de Marketing do Myrp, empresa focada em sistema on-line para emissão de documentos fiscais eletrônicos e gestão empresarial, traz algumas orientações. “O planejamento para o Black Friday é o ponto base do sucesso. A data oportuniza o aumento das vendas e a conquista de novos clientes, por isso é fundamental garantir que haja estoque e estrutura suficiente para atender a demanda”, explica. Ele indica fazer um levantamento do estoque com quantidades e modelos dos produtos existentes em loja e avaliar quais mercadorias ou serviços são mais procurados pelos clientes e fazer uma análise do aumento das compras. “Se for comércio online, é importante que o site tenha estabilidade e estrutura para o aumento de acesso e que continue operando de modo eficiente, sem ficar lento ou cair”, completa o especialista. Confira mais algumas dicas:

E-commerce

• Páginas leves e completas com fotos, dinâmicas e com informações acessíveis.

• Estoque preparado e envio rápido, respeitando os prazos ofertados.

• Coloque prazos, preços e formas de pagamento de modo bastante claro e objetivo.

• Plataforma estável e capaz de suportar o aumento do tráfego.

Loja física

• Estoque preparado e bem organizado, facilitando a procura dos produtos.

• Vendedores preparados para o aumento do fluxo de vendas.

• Produtos bem dispostos na loja, facilitando a visualização pelos clientes.

• Preços e formas de pagamento claros e objetivos.

O especialista lembra da importância de utilizar uma divulgação estruturada e em diversos canais para reforçar a promoção. “Informar os clientes através das redes sociais, e-mail marketing e site da empresa é fundamental para que a repercussão seja maior”. Ele lista mais algumas dicas:

• Divulgue alguns produtos que estarão na promoção.

• Publique e informe as regras para comprar.

• Deixe claro a política de trocas e aquisições, bem como os prazos e formas de pagamento e entrega.

• Alimente o interesse dos clientes e consumidores com uma boa campanha.

Outras recomendações se baseiam no lucro através da realidade empresarial. Neste quesito, é preciso considerar o estoque e perfil dos consumidores, ou seja, selecionar os produtos e fazer o desconto de acordo com dados de vendas: quais produtos saem mais, qual o período mais favorável para a venda de cada um deles, qual o preço médio da mercadoria e qual o impacto real do desconto sobre eles. “É possível fazer grandes promoções sem prejudicar o caixa. Basta aplicar os descontos com planejamento estratégico”, recomenda Marcos. Veja mais algumas dicas:

• Produtos com maior valor podem apresentar descontos significativos gerando maior atratividade aos consumidores.

• Aposte em indicações de produtos e vantagens, por exemplo, oferecendo produtos semelhantes ou complementares.

• Clientes que compram produtos indicados ganham mais vantagens, por exemplo, frete grátis.

Os consumidores estão muito atentos ao Black Friday, da mesma forma que querem aproveitar as grandes promoções, sabem quando estão sendo enganados em relação aos descontos e preços. Por isso, é fundamental a empresa respeitar o cliente, com ofertas verdadeiras e relevantes. “Do mesmo modo que um bom desconto pode atrair e conquistar um cliente, ofertas enganosas, mau atendimento e desrespeito com o consumidor prejudicam a percepção da marca pelo público”, completa Marcos. Outras considerações que devem ser levadas em conta são não aumentar o valor do frete, respeitar os prazos estabelecidos e não selecionar apenas produtos parados em estoque para a promoção.

As plataformas que oferecem serviços e produtos no modelo B2B, ou seja, relações de empresas com empresas, também podem usufruir do Black Friday e ter boas oportunidades. Sendo possível a redução de valores dos produtos ou serviços, fica viável aplicar os descontos e conquistar mais assinantes, clientes ou representantes.  

Fonte: Oficina das Palavras

 
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