Menu

EMPRESARIAL - Apenas um em cada quatro brasileiros fez cursos de empreendedorismo antes de abrir um negócio



Quase ninguém duvida que fazer um curso sobre empreendedorismo ou como gerir um negócio é preciso antes de iniciar nesta atividade. Isto é o que confirmou uma pesquisa realizada pelo Sebrae durante os meses de agosto e setembro deste ano e divulgada em razão da Semana Global de Empreendedorismo. Mas apesar de 96% considerar a medida necessária, a preparação é buscada por uma parcela pequena no país. Apenas um em cada quatro empresários participa de capacitações prévias.

O dado pode ser explicado pela tradicional urgência dos empresários, que ingressavam no setor por necessidade. Nos últimos anos, porém, a busca do empreendedorismo por realização pessoal cresceu. E impactou o dado. Considerando apenas os empreendedores que têm até 24 anos de idade, o cenário é realmente melhor: 33% se capacitaram antes de começar.

— Na verdade, todos já têm discernimento de que a capacitação é essencial para o desenvolvimento de suas competências e o sucesso do negócio. E há uma tendência de melhora. Os jovens estão empreendendo por realização pessoal e com a consciência de que isso diminui seus riscos, se preparam mais — explica Augusto Togni, que é gerente na área de Cultura Empreendedora do Sebrae.

Já após o início da experiência como empreendedor, o índice de brasileiros de qualquer idade que também não fizeram nenhum curso é de 60%. E cai para 47% entre os empresários de até 24 anos.


Gênero e escolaridade impactam

Ainda de acordo com a pesquisa, 45% das mulheres buscam se capacitar depois que começam a empreender, contra 38% dos homens. O gerente do Sebrae explica:

— Elas, geralmente, tem uma predisposição maior em se aprender e se aprofundar no conhecimento especializado. Buscam se estruturar da melhor forma possível para terem realização pessoal.

Mas outro fator impacta na busca por informação. Segundo a mesma pesquisa, quanto menor a escolaridade dos empresários, menor a preocupação com a própria capacitação especializada. Entre quem tem curso superior, 37% fizeram cursos antes, contra a taxa de 24% entre os empreendedores que têm apenas o nível médio, e 12% entre quem possui só o ensino fundamental. Após o início da experiência, 54% dos graduados buscam cursos, 34% das pessoas com nível médio e 20% das que cursaram até o fundamental.

Vontade de empreender antes da maioridade

Conforme publicado pelo EXTRA, a vontade de empreender tem se manifestado cada vez mais cedo entre brasileiros. É o que demonstra uma pesquisa feita pelo Sebrae, entre agosto e setembro deste ano. De forma geral, um em cada três brasileiros ouvidos no levantamento já pensava em empreender antes de completar 18 anos. Quando considerado apenas o grupo de empresários com até 24 anos, no entanto, este mesmo índice sobe para 80%.

Fonte: EXTRA

 
ver todas as notícias