Menu

EMPRESARIAL - 5 erros que você não pode cometer ao abrir um negócio



Todo empreendedor precisa tomar alguns cuidados simples antes de abrir um negócio, ou até mesmo no primeiro ano do seu funcionamento.

Embora não pareça, mas existem alguns erros que você não pode cometer pois eles podem interferir diretamente no desempenho do seu empreendimento.

Pelo menos é o que afirmam algumas pesquisas realizadas sobre o assunto. De acordo com essas pesquisas, uma em cada três empresas fecham antes mesmo de completar dois anos justamente por conta de alguns erros simples que poderiam ser evitados logo no início do empreendimento.

São pequenas falhas gerais que muitas pessoas não dão a devida atenção, mas que já fizeram muitos empreendedores fecharem as portas antes mesmo de iniciar o negócio.

E se você não deseja fazer parte dessa estatística, confira nesse post quais são os 5 maiores erros que não pode cometer antes de abrir um negócio.

Abrir um negócio sem um plano de ação

Um dos principais erros que você deve evitar antes de abrir um negócio é começar a sua empresa sem ter um plano de ação. Contar com esse planejamento é muito importante, pois é ele que vai guiá-lo durante a sua jornada empreendedora.

E esse plano não é uma ferramenta indispensável apenas para quem está iniciando. Ele precisa ser constantemente atualizado de modo a nortear todas as suas decisões.

No plano de negócios você colocará absolutamente tudo sobre o seu empreendimento. Desde a pesquisa de mercado sobre a concorrência, até os objetivos a curto, médio e longo prazo.

Assim você saberá exatamente onde quer chegar e como!

Não conhecer seus concorrentes e clientes

Mais um dos erros que você não pode cometer antes de abrir um negócio é o de não conhecer seus concorrentes e clientes. É através desse conhecimento que será possível entender o que a sua empresa precisa ter de diferente.

Se você tentar entrar no mercado sem essas informações, acabará tendo que enfrentar muitos obstáculos pela frente. Para começar você não saberá o que a concorrência oferece e que você pode oferecer melhor.

Além disso, você também não saberá quais as principais necessidades do seu público. Isso certamente vai fazer com que o seu negócio perca tempo e dinheiro.

O ideal é fazer uma extensa pesquisa de mercado para saber detalhadamente como é o nicho onde você vai ingressar.

Não ter um bom capital de giro ou conhecimento de gestão

Outro erro que você deve evitar antes de abrir um negócio é o de não ter um bom capital de giro. Lembre-se que até a sua empresa obter lucro para conseguir se manter sozinha, você terá que arcar com todas as despesas iniciais do negócio.

Mas, não basta você ter esse dinheiro. Também é preciso contar com um bom conhecimento de gestão. Afinal de contas, ter recursos, mas não saber como administrá-los, também representa um risco para o seu empreendimento.

Por isso, não deixe de buscar meios de manter um capital, e, ao mesmo tempo, obter conhecimento para gerenciar esses recursos.

Esquecer do Marketing

Não podemos falar de qualquer negócio atualmente sem destacar o papel do marketing, principalmente o digital. A verdade é que, qualquer empreendimento, independentemente do porte ou segmento, precisa investir em estratégias de marketing para se destacar no mercado.

E não se preocupe se você não tiver muito dinheiro para isso. Existem vários canais de divulgação gratuitos que você pode usar para promover o seu negócio.

O e-mail marketing, por exemplo, é uma excelente estratégia de divulgação direta. O que você não pode é ficar sem divulgar o seu negócio.

Não ter controle financeiro

Por fim, o último dos erros que você não pode cometer é não ter um controle financeiro do seu negócio. É muito comum, por exemplo, que os empreendedores acabam confundindo as finanças da empresa com as pessoais.

Isso acaba gerando uma série de consequências. Afinal, você poderá estar usando o lucro da sua empresa em despesas que não são dela.

Por conta disso, é essencial que você mantenha um controle rigoroso das entradas e saídas do seu empreendimento. Para isso, você deve investir em ferramentas que otimizem esse gerenciamento e que te ajudem a gerenciar melhor toda a parte financeira.

Agora que já sabe quais são os principais erros que você não pode cometer antes de abrir um negócio, ficará mais fácil evitar tais falhas e ampliar as chances do seu empreendimento ser um sucesso.

Fonte: Jornal Contábil

 
ver todas as notícias