Menu

CONTÁBIL - IFRS e a Contabilidade Internacional: Tudo o que você precisa saber



As IFRS (International Financial Reporting Standards) são normas e diretrizes que visam a padronização dos relatórios contábeis. No Brasil, são conhecidas como Normas Internacionais de Relatórios Financeiros. Elas são extremamente importantes, visto que em um mundo globalizado, negociações financeiras precisam ser simplificadas.

Em sua aplicação, as IFRS padronizam as demonstrações contábeis, o que facilita a leitura de dados feita pelos profissionais dos países que as usam. Isso é fundamental, principalmente quando empresas possuem a necessidade de emissão de relatórios financeiros em âmbito internacional.

Presentes em mais de 120 países,as IFRS foram adaptadas para a realidade brasileira a partir da Leinº 11.638 de 28 de Dezembro de 2007. Foram feitas inúmeras mudanças significativas para a padronização das normas brasileiras em relação às internacionais.

IRFS no Brasil

O Brasil está inserido há muito tempo no cenário global, com grandes aportes de capital no país. A adoção das IFRS foi uma medida natural devido à necessidade de tornar os relatórios financeiros mais claros e precisos. Com elas é possível também minimizar as diferenças nos critérios e práticas utilizados até então.

Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) é o órgão responsável pela adaptação das normas. As práticas contábeis de acordo com as normas são incluídas em diversos órgãos reguladores, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e agências reguladoras (ANEEL).

Com a adoção das IFRS pelas empresas no Brasil, as informações ficaram mais claras, elevando o nível de transparência e confiabilidade dos dados. Além disso, elas também possibilitam o melhor entendimento das demonstrações contábeis em diversos países.

Fonte: IBPT

 
ver todas as notícias