Menu

CONTÁBIL - Você sabe qual a função do contador? Conheça tudo sobre essa carreira!



A contabilidade é uma prática indispensável para a saúde da empresa. Afinal, é por meio dela que as organizações se mantém dentro das regulamentações e conseguem acompanhar o andamento das finanças.

Neste post, vamos esclarecer qual a função do contador e em quais áreas ele pode atuar dentro da carreira. Acompanhe!

O que é contabilidade?

Podemos definir contabilidade como a ciência que estuda as variações quantitativas e qualitativas do patrimônio das empresas.

Em outras palavras, é a contabilidade que acompanha todas as movimentações financeiras, além de ser responsável pela escrituração (registros em livros contábeis) e apuração de resultados, permitindo assim que seja avaliado se houve lucro ou prejuízo.

De acordo com a legislação federal, toda sociedade empresarial, seja de fins lucrativos ou não, deve ter sua contabilidade feita e assinada por um contador com registro no CRC. Essa regra não é válida para Micro Empresas Individuais (MEI).

Qual a importância do contador?

Em um passado recente, o contador tinha uma função bem burocrática para as empresas, se responsabilizando pela prestação de contas e mantendo tudo em conformidade com as leis para evitar problemas com a fiscalização.

Atualmente, esse profissional consegue assumir uma posição mais estratégica. As informações sobre recursos financeiros e patrimoniais do negócio são de extrema importância para a tomada de decisões. Com isso, o contador consegue atuar como braço direito do empresário, auxiliando a escolher o melhor caminho para o crescimento da empresa.

Além disso, fica sob responsabilidade do contador o pagamento em dia dos impostos e a manutenção dos registros. Esse profissional está sempre a par das mudanças constantes na legislação e consegue manter as documentações de acordo com essas alterações. Dentre algumas, podemos citar o uso do eSocial e mudanças nas alíquotas de imposto, por exemplo.

Qual a função do contador?

Esse profissional pode atuar de diversas maneiras, geralmente atendendo diversas organizações. Podemos destacar:

  • gestão de empresas;
  • auditoria contábil;
  • controladoria;
  • atuária;
  • perícia contábil.

1. Gestão de empresas

A legislação brasileira prevê uma série de obrigações para o funcionamento de uma empresa. O contador tem um profundo conhecimento dessas regras, cuidando das mais diversas etapas envolvidas na administração corporativa.

Para a abertura, esse profissional faz o registro junto aos órgãos competentes e obtém o alvará de funcionamento. Depois disso, ele pode cuidar dos trâmites que envolvem a contratação de funcionários, desde a prestação de contas ao eSocial até o cálculo da folha de pagamento e demais direitos como férias, 13º salário e FGTS.

Durante o exercício da empresa, o contador se responsabiliza pelos registros das movimentações financeiras e pela análise da viabilidade econômica de projetos, além do cálculo dos impostos a serem pagos.

2. Auditoria contábil

Um contador que atua na área de auditoria contábil se responsabiliza pela exatidão das funções prestadas, examinando documentos e livros de registro. O principal objetivo desse profissional é combater fraudes na prestação de contas com a Receita Federal, examinando a conformidade e o compliance das organizações.

O auditor pode atuar também de maneira preventiva. Por meio de uma análise detalhada, ele consegue identificar qualquer irregularidade e orientar a organização sobre as correções, evitando problemas maiores com a fiscalização como a cobrança de multas ou até mesmo processos judiciais.

3. Controladoria

O contador que exerce um trabalho ligado à controladoria auxilia os gestores nos processos de decisão, por meio do controle fiscal e financeiro da empresa. Dentro desse âmbito, o profissional checa o planejamento estratégico da corporação e define quais padrões de controle serão aplicados dentro dos processos para o alcance dos objetivos.

A segunda fase do trabalho de controladoria consiste na comparação dos padrões e dos resultados obtidos. Se forem detectados problemas, o contador pode propor soluções e alternativas.

4.  Atuária

Conhecida como ciência atuária, é o ramo da contabilidade que cuida diretamente da parte de seguros e previdência. Dentro desse âmbito, o contador vai realizar o cálculo das premiações e indenizações, produz relatórios de avaliação e alcance da previdência além de pesquisar e gerenciar fundos de investimento.

5. Perícia Contábil

O perito contábil é responsável pela verificação de fatos, para que possa oferecer uma opinião técnica capaz de solucionar casos judiciais e extrajudiciais. Fica sob responsabilidade do contador a elaboração de um laudo pericial que reúna as provas necessárias para a solução de um caso.

Trata-se de um profissional indispensável para empresas que enfrentam processos e precisam comprovar a sua conformidade.

Dicas para a carreira de contador

Se você está pensando em assumir uma carreira em contabilidade, o primeiro passo é procurar uma boa universidade que possa oferecer toda a orientação necessária. Busque por cursos complementares que vão fornecer uma visão muito mais ampla da profissão e enriquecer a sua atuação.

Aproveite para cuidar muito bem do seu networking e do seu marketing pessoal. Afinal, a contabilidade é uma profissão que lida intimamente com responsabilidade e confiança. Quanto mais clientes aprovarem o seu trabalho, maior a probabilidade de indicações e de mais trabalho.

Destaque sempre para as empresas a importância da sua profissão. Trata-se de um trabalho preventivo e que não deve ser encarado como custo para as empresas.

Apesar das micro e pequenas empresas dispensarem a necessidade do trabalho de um contador, podem surgir dúvidas. Especialize-se também nas legislações para esses dois regimes de empreendimento e ofereça consultorias.

Quando você deixa claro qual a função do contador e porque ele é imprescindível para a empresa, provavelmente vai conseguir ainda mais clientes e se desenvolver como profissional ou organização.

Dica: Atenção você contador ou estudante de contabilidade, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.

Fonte: Jornal Contábil

 
ver todas as notícias