Menu

ECONOMIA - Construção projeta 1 milhão de empregos



"Da mesma forma que as privatizações puxaram a economia nos anos 90, agora é a hora da construção civil", afirma o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), José Carlos Martins.

A retomada das 4.738 obras que se encontram paradas é um ponto prioritário. "Isso é emprego na veia", disse. "E não é em uma cidade A, B, ou C, é em todo o País."

Segundo o presidente da Cbic, há muitos casos de obras que são tocadas entre o governo federal e as prefeituras que, por alguma razão, não começaram.

Estima-se que haja entre R$ 2 bilhões e R$ 8 bilhões em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) depositados em contas de prefeituras e sem uso por causa de dificuldades burocráticas e jurídicas. "Tem de achar uma solução técnica para isso." 

As propostas passam por um novo marco legal para a concessão de licenças ambientais para a realização de obras, que são uma etapa muito demorada do processo.

A Cbic defende que as análises pelos órgãos federais envolvidos corram em paralelo. "E queremos regras claras, porque hoje elas não são." 

Fonte: Diário do Comércio

 
ver todas as notícias