Menu

EMPRESARIAL - 5 vantagens em ser um Microempreendedor Individual (MEI)



Se você pretende empreender mais ainda não possui todo o dinheiro que seria preciso par abrir uma empresa, tenho uma boa notícia, você pode ser um Microempreendedor Individual. Esse benefício foi criado para aqueles que tem o sonho de empreender, mas ainda não dispõe de recursos para investir ou ainda não tem uma carteira de clientes formada. Então para te ajudar a saber um pouco mais sobre os benefícios de ser MEI, listamos as 7 vantagens de ser um Microempreendedor Individual.

1 – Menor imposto do Brasil

Essa é sem dúvidas uma das vantagens que tornam o MEI, uma modalidade de empresa tão atrativa.O MEI recolhe um valor fixo mensal, sendo corresponde a:5% do salário = R$ 998,00 x 5% = 49,90

Se for um MEI prestador de serviços 5,00 Total  = 49,90 + 5,00 = 54,90
Se for um MEI comércio 1,00 Total  = 49,90+ 1,00 = 50,90

 

Não existe uma outra modalidade cujo imposto possa ser tão pequeno, só para você ter uma ideia um MEI comércio que paga 50,90 durante 12 meses ( 610,80), e tenha faturado 81.000,00, teve um custo com imposto igual a 0,75% sobre o seu faturamento. Se você comparar com a menor faixa do simples nacional para essa atividade você começaria pagando 4%.

2 – Vender e prestar serviços para outras empresas

Quem trabalha como autônomo sabe que tem enfrentado restrições no mercado quando tentam prestar serviços ou vender produtos para outras empresas, já que esse tipo de cliente vai exigir a nota fiscal.Com o MEI você pode emitir suas notas fiscais quando vender para pessoa jurídica, permanecendo dispensado para as vendas para as pessoas físicas.Com essa possibilidade o Microempreendedor Individual, pode expandir os seus negócios aumentando a sua carteira de clientes.

3 – Participar de licitações

 

Isso é verdade, o MEI pode participar de licitações, mas antes quero te dizer que é importante analisar o edital da licitação e verificar se é permitida a participação do MEI, caso ainda tenha dúvidas você pode enviar ao pregoeiro um pedido de esclarecimento, para saber se é permitida da participação do MEI nessa licitação.Outro detalhe é observar se o valor da licitação não é superior ao limite de faturamento anula do MEI ( 81.000,00).

4 – Custo zero na abertura

Você pode obter o seu CNPJ no mesmo dia e não é cobrado nenhum valor referente a taxas de abertura. O que vale observar e que algumas atividades será necessária a vistoria em loco da vigilância sanitária, que deverá ser requerida após o processo de abertura.

5 – Esse é o primeiro passo para você empreender

Comece da forma certa, se mantendo em dia com os pagamentos do impostos do MEI, entregando as declarações anuais e ficando atendo as regras referente ao limite e a proporcionalidade do faturamento para o primeiro ano do seu negócio.

 

Fonte: Jornal Contábil

 
ver todas as notícias