Menu

EMPRESARIAL - Empresa facilita inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho



Empreender com um propósito é uma opção real para empresários que pretendem causar um resultado positivo em uma comunidade. O negócio de impacto social é uma oportunidade para buscar soluções relacionadas a questões sociais ou ambientais, considerando a viabilidade econômica com base em estratégias e modelos de negócios.
 
De acordo com a pesquisa “Negócios de Impacto Social e Ambiental”, realizada pelo Sebrae em 2017, 28,4% dos empreendedores desse segmento possuem ensino superior completo. Também segundo a pesquisa, 58% dos empresários possuem uma renda acima de quatro salários mínimos e atuam na área da educação (37,1%), seguido por treinamento – acesso a trabalho e renda (25,8%), cultura (22,6%) e economia criativa e artesanato (19,4%).
 
Esse é o caso da PcD em Foco, atendida pelo Sebrae,  a empresa nasceu em 2016 com o objetivo de oferecer soluções de forma ágil e acessível conectando profissionais a empresas que acreditam na inclusão. “Sou da área de Recursos Humanos e percebi a dificuldade de contratar profissionais PcDs (pessoas com deficiência) e, por conhecer a realidade deles, tive a ideia de abrir a empresa”, conta Neandro Perini, sócio fundador. Em 2017, Alan Albiero, seu sócio atual, ingressou na empresa e juntos aprimoraram a tecnologia da plataforma. Por meio dela, conecta-se o profissional com a empresa de forma digital, promovendo a agilidade na comunicação e facilitando o processo, além de fornecer dicas de mercado de trabalho para preparar o candidato.
 
A empresa participará do Festival Global de Inovação Social, no dia 14 de abril, em Florianópolis. O objetivo do evento é promover um momento de troca de experiência entre a comunidade global e a local do Impact Hub, com participantes de 60 países. Neandro ressalta a importância do evento para a formação de uma rede e fortalecer iniciativas relacionas a negócios de impacto social. “Quando começamos, as empresas achavam que nós éramos uma ONG. Em Santa Catarina não existe uma cultura de investir em PcDs e foi bem desafiador”, relembra.
 
Festival Global de Inovação Social
A programação organizada pelo Impact Hub Floripa ocorre no Centro de Inovação ACATE Primavera. Já estão confirmados para o evento a youtuber e escritora Julia Tolezano, do canal Jout Jout Prazer; Marina Silva, historiadora, professora, psicopedagoga, ambientalista e política brasileira; Aser Cortines, ex vice-presidente da Caixa, diretor e facilitador de programas da Amana-Key e UEXP; Téo Benjamin, criador da Bando e cocriador das maiores campanhas de crowdfunding do Brasil; Raull Santiago ativista social e midiativista no Coletivo Papo Reto – composto por jovens dos Complexos do Alemão e Penha; e Christel Scholten, que facilita processos de mudança sistêmica de larga escala com o compromisso da sustentabilidade.
 
Para participar os interessados devem se inscrever e fazer uma doação de qualquer valor em dinheiro a partir de R$ 1 — a organização recomenda a doação de R$ 185.

Fonte: Sebrae

 
ver todas as notícias