Menu

CONTÁBIL - O que é integração na contabilidade?



A tecnologia não veio revolucionar apenas a forma como nos comunicamos com pessoas distantes ou utilizamos aparelhos em nossos lares: ela também impactou o dia a dia de empresas por meio da transformação digital.

Mas o que isso tem a ver com integração na contabilidade?

Bom, resumidamente, a transformação digital se baseia no uso de ferramentas tecnológicas a fim de obter melhores resultados, otimização do desempenho, aumento da produtividade, entre outros — a integração contábil, fruto da tecnologia, oferece essas e outras vantagens específicas para empresários e contadores.

A seguir, veremos o que é integração na contabilidade e quais são as vantagens que ela oferece. Vamos à leitura?

E então, o que é integração na contabilidade?  

Antes da explicação, listamos abaixo alguns problemas enfrentados por contadores:

  • baixa produtividade por causa do acúmulo de tarefas;
  • complicações no dia do fechamento contábil em razão de não receber os documentos pedidos;
  • falhas na comunicação com clientes;
  • tempo despendido com digitação ou para buscar documentos.

Agora, vamos à explicação: a integração na contabilidade é uma solução desenvolvida a fim de integrar o sistema de gestão de empresas com o software contábil da contabilidade. Isso permite que contadores visualizem e exportem os dados das empresas atendidas para seus próprios sistemas, dispensando a necessidade de que essas informações sejam enviadas pelos clientes.

Os dados financeiros vão para o software contábil exatamente como foram registrados no sistema ERP, evitando trabalho com digitação e garantindo a segurança de trabalhar com informações fidedignas.

E então, percebe como a integração pode ser uma solução para os problemas mencionados acima?

Que outras vantagens ela oferece para contadores e empresários?

Um sistema integrado otimiza o fluxo de trabalho dos profissionais da contabilidade, que agora não precisam ligar insistentemente para seus clientes para pedir determinadas informações, por exemplo.

Por isso, como os dados financeiros da empresa estão à disposição dos contadores a qualquer momento por meio da integração contábil, há vantagens como:

  • aumento da produtividade diária;
  • otimização do tempo;
  • automatização de processos;
  • facilidade na comunicação por meio do envio de documentos e de mensagens pelo próprio sistema;
  • gestão otimizada de clientes (para os contadores) em um só local;
  • segurança em razão do armazenamento dos dados na nuvem.

Como essa integração se relaciona com serviços de consultoria?

Há uma vantagem, ainda, que merece destaque: com a otimização do tempo proveniente da integração na contabilidade, há mais tempo para o contador prestar serviços de consultoria!

Essa vantagem é de grande importância tanto para esses profissionais quanto para empresários, já que atendimentos consultivos podem beneficiar a gestão e os processos empresariais.

Em 2016, o Sebrae entrevistou mais de 6 mil empresários a fim de entender a relação que tinham com contadores. Confira alguns dados do levantamento:

  • 97% das empresas utilizam somente serviços básicos de contabilidade e 54% têm auxílio no planejamento tributário;
  • os serviços da área de gestão (como elaboração do Plano de Negócios) são os menos utilizados;
  • dos 3 serviços que os entrevistados disseram que poderiam ser mais ofertados, 2 são de gestão;
  • os serviços que poderiam ser mais ofertados pelos escritório de contabilidade, na visão dos empresários, são: planejamento tributário, recomendações para melhorar o negócio e relatórios de desempenho e diagnósticos. 

Então, com os benefícios da integração contábil, veja como os contadores podem ajudar seus clientes com a consultoria:

  • há mais tempo para se atualizarem em relação às mudanças constantes na legislação;
  • possibilidade de mais apoio à gestão financeira (com conselhos para reduzir ou eliminar gastos, por exemplo) e ao planejamento tributário;
  • auxílio na elaboração de um Plano de Negócios detalhado e bem estruturado.

Ainda segundo a mesma pesquisa do Sebrae, 61% das empresas estariam dispostas a pagar “algo a mais” por serviços de consultoria e 54% delas afirmam que pagariam até 20% a mais.

Então, claro, há também vantagens para o contador: além de agregar valor aos clientes e às empresas atendidas ao atuar como consultor, esse profissional pode se especializar ainda mais em um nicho específico e se destacar em seu meio, dessa forma aumentando seus ganhos e aprimorando sua carreira.

Agora você, empresário ou contador, já sabe: além de contribuir para o aumento da produtividade e para a melhoria geral do negócio, a integração na contabilidade é uma forma de simplificar e agilizar processos!

Fonte: Contábeis

 
ver todas as notícias