Menu

EMPRESARIAL - Empreendedores sêniores são os que mais empregam no país



Apesar da baixa escolaridade e atuação majoritária no campo, donos de negócios com mais de 54 anos contratam pelo menos seis profissionais, aponta pesquisa do Sebrae

A geração de empreendedores sêniores brasileiros – com idade de 54 a 65 anos – reforça a propulsão da atividade do empreendedorismo no país, de acordo com estudo feito pelo Sebrae. Segundo dados da instituição, a partir da pesquisa GEM, o Brasil tem a 33ª proporção de Empreendedores Iniciais nesta faixa etária (aqueles que - nos últimos 12 meses - fizeram alguma ação para ter um negócio próprio ou estão à frente de empreendimento com menos de 42 meses de existência). Esses empreendedores são os que apresentam maior rendimento mensal (14% ganham cinco salários mínimos ou mais), além de ser a faixa etária que mais emprega, em termos relativos.

“Nesta faixa etária predomina chefes de família. Segundo o estudo do Sebrae, o principal fator que motiva esses donos de pequenos negócios a abrir a própria empresa é conseguir uma fonte de renda adicional. Alguns obstáculos que os empreendedores seniores enfrentam são a baixa escolaridade e a falta de informatização na gestão, mas para isso o Sebrae tem todas as ferramentas para apoiar”, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles. O estudo releva ainda que a proporção de donos de negócio com 65 anos ou mais é 7% do total no Brasil, o que representa cerca de 2,2 milhões de empreendedores. Nesse grupo, 91% toca o negócio há mais de dois anos, trabalhando primordialmente em estabelecimentos fixos (loja, escritório ou galpão), na área rural (fazenda, sítio ou granja) ou no domicílio.

Jovens Empreendedores

A pesquisa GEM também revela que a nova geração de empreendedores brasileiros – com idade entre 18 a 24 anos – está mudando o perfil da atividade no país. O Brasil tem a 10ª maior proporção de Empreendedores Iniciais nesta faixa etária (aqueles que - nos últimos 12 meses - fizeram alguma ação para ter um negócio próprio e/ou estão à frente de empreendimento com menos de 42 meses de existência). Esses jovens empresários apresentam um maior nível de escolaridade, maior participação de negros e mulheres, maior presença de empreendedores por oportunidade e melhor nível de informatização. 

Segundo o Sebrae, o principal fator que motiva esses empreendedores na criação do próprio negócio é o sonho de se tornarem independentes. Em contraposição, os empresários com idade acima de 65 anos criam seus negócios principalmente como forma de conseguir uma fonte de renda adicional. 

PRINICPAIS NÚMEROS 


Empreendedor Sênior 

• Mato Grosso do Sul é o estado com maior proporção de donos de negócios com 65 anos ou mais (10%). 
• Os donos de negócios com até 24 anos e com 65 anos ou mais são os que trabalham menos horas por semana (comparado às demais faixas etárias).
• Os empreendedores com 65 anos ou mais são os que apresentam maior rendimento: 14% destes ganham cinco salários mínimos ou mais.
• Os com 65 ou mais têm a mais alta proporção de Empregadores (18%).
• Os MEI com 65 anos ou mais tem a mais alta proporção de informais (como ocupação anterior).

Jovens Empreendedores 

• A participação relativa das mulheres é maior nas faixas mais jovens. Chega a 35% na faixa de até 24 anos. 
• A participação relativa de negros é maior nas faixas mais jovens. Chega a 61% na faixa de até 24 anos. 
• Os Empresários com até 24 anos são os que mais registram eletronicamente a gestão financeira. Os com 65 ou + usam muito o caderno. 
• 52% dos donos de negócio com até 24 anos, abriram a empresa há menos de 2 anos. 
• Os donos de negócios com até 24 anos têm a mais alta proporção de Conta Própria (94%). Já os empreendedores com mais de 65 anos, têm a mais alta proporção de Empregadores (18%).

Fonte: Sebrae

 
ver todas as notícias