Menu

ECONOMIA - Setor de serviços cresce 1,2% em setembro



O volume de serviços prestados subiu 1,2% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No mês anterior, o resultado foi revisto de uma queda de 0,2% para recuo de 0,1%. O resultado ficou acima do teto das estimativas dos analistas, que previam desde uma queda de 0,30% a um avanço de 1,10%, com mediana positiva de 0,60%.

Na comparação com setembro do ano anterior, houve alta de 1,4% em setembro de 2019, já descontado o efeito da inflação. Nessa comparação, as previsões iam de queda de 0,10% a aumento de 2,70%, com mediana positiva de 0,40%.

A taxa acumulada no ano foi de 0,6%. Em 12 meses, houve elevação de 0,7%. Desde outubro de 2015, o órgão divulga índices de volume no âmbito da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

Antes disso, o IBGE anunciava apenas os dados da receita bruta nominal, sem tirar a influência dos preços sobre o resultado. Por esse indicador, que continua a ser divulgado, a receita nominal subiu 1,0% em setembro ante agosto. Na comparação com setembro de 2018, houve aumento na receita nominal de 4,9%.

Fonte: Diario do Comercio

 
ver todas as notícias