Menu

NEGÓCIOS - A relação da sua empresa com o propósito de sustentabilidade



Algo muito necessário dentro dos negócios é a sustentabilidade, de maneira que empregadores, empregados e clientes conseguem agir e ter excelentes resultados com relação ao tema.

E o termo sustentabilidade já é algo bem conhecido em diversos segmentos. Trata-se de uma melhor interação dentro do meio em que vivemos, de modo que, cuidados com o meio ambiente, animais e tendo boas práticas sustentáveis.

Vamos indicar algumas ações que podem começar a entrar em prática para que as mudanças dentro do universo corporativo possam acontecer.

Economias necessárias

Para dar início ao assunto, é muito importante mudar determinadas atitudes que são consideradas clássicas, mas que necessitam de maior atenção, como a economia de água, papel e energia.

Ações simples que a empresa tomar, pode ajudar os funcionários a manterem as boas práticas de sustentabilidade.

Sempre que sair de algum lugar, desligue todas as luzes e também todos os equipamentos, de tal maneira, nada fica em contato com a energia, evitando então gastá-la sem haver necessidade.

E falando a respeito de economia, os cuidados com a manutenção também ajudam a manter o lugar cada vez melhor.

É muito importante lembrar de fazer as manutenções em ar condicionado ou então em filtro de ar industrial, dependendo do uso e também manutenção aquecedor a gás.

Na hora de imprimir, por exemplo, comece a analisar se de fato existe essa necessidade, se rascunhos podem ser usados, ou então usar a folha frente e verso.

Quando utilizar a pia, fechar bem para que não fique pingando, dessa forma, evita-se o desperdício de água e, sempre que observar alguma torneira pingando, não deixe de fechá-la e informar os colegas da importância desse pequeno cuidado.

Utilização de equipamentos eco

É comum que equipamentos que são mais velhos, consomem bem mais energia do que aparelhos mais novos, por conta disso, analisar uma troca pode ser interessante.

A dica é procurar por aqueles que contam com selo de consumo de energia, dessa maneira, fica mais fácil ter uma ideia da quantidade de energia que um equipamento tende a gastar. Além de ser uma grande ajuda ao planeta, também ajuda na economia de dinheiro para a empresa.

Transparência com os públicos

Quando a comunicação da empresa é eficaz com os dois públicos, que são eles os colaboradores e os consumidores, a credibilidade tende a ser muito maior e de tal maneira, promove mais satisfação à quem está envolvido com a empresa de alguma maneira.

A transparência com o público externo se faz necessária por conta da credibilidade que a empresa precisa ter com quem compra, sejam produtos ou serviços que a empresa promove.

As redes sociais podem ser um grande auxílio para que essa troca de informações aconteça. Mostre, as atividades produzidas pela empresa, depoimento de funcionários e também de clientes, dessa forma, a aproximação é muito maior.

Já com os colaboradores, é preciso inteirá-los dos assuntos da empresa, assim como, discutir junto com eles possíveis ações sustentáveis. Isso ajuda muito o clima organizacional, tornando funcionários e empregadores mais próximos.

É possível uma empresa sustentável

Após conhecer mais sobre as ações sustentáveis para serem aplicadas dentro do seu negócio, comece as mudanças e receba os melhores resultados o quanto antes. A natureza agradece.

Esse artigo foi escrito por Fernanda Silva, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Fonte: Jornal Contabil

 
ver todas as notícias