Menu

EMPRESARIAL - Tendências da contabilidade: Conheça os desafios e oportunidades



Um contador ou um escritório contábil que deseja se destacar na concorrência, que já não é pequena, deve ficar sempre de olho nas tendências da contabilidade para replicar no seu trabalho.

Percorremos um longo caminho da contabilidade manual até sua automação e utilização na nuvem. Além disso, muitas empresas também estão terceirizando suas necessidades contábeis.

Portanto, isso tudo se resume em uma palavra: estratégia.

Como as tendências também fazem parte das estratégias, você ficará por dentro das mais recentes e que afetam a contabilidade diretamente.

O futuro e as tendências da contabilidade

Um grande desafio para o contador é acompanhar as mudanças que ocorrem em sua profissão. Todo ano o mercado passa por novidades e com o grande advento da internet nos últimos 5 anos, muita coisa mudou.

Outras obrigações são implementadas, novos métodos criados, as necessidades dos clientes mudadas. E o contador, é claro, quer prestar um bom serviço e por isso, tende a acompanhar a maiorias dessas mudanças.

Alguma vez você já parou para pensar em quais serão as tendências da contabilidade do futuro? Já imaginou o que seus clientes vão querer e precisar nos próximos anos? E acima de tudo: seu escritório está preparado para aderir a essas mudanças?

Mas já te adianto, se você chegou até aqui, lendo esse blog post, eu tenho uma ótima notícia! O primeiro passo já foi dado. É preciso saber de contabilidade digital no mundo de hoje e buscar entender sobre é um grande avanço.

É preciso entender que, daqui para frente, termos como: computação em nuvem, inteligência artificial, gestão automatizada, inteligência de negócio, gestão orientada por dados e experiência do cliente serão cada vez mais frequentes.

Nesse contexto, o contador tem a chance de otimizar as tarefas e interagir melhor com os clientes, a partir de recursos tecnológicos. Vamos saber mais sobre eles?

As principais tendências de 2019:

  1. Integração contábil

Atualmente já não faz muito sentido perder tempo fazendo o fechamento contábil de seus clientes manualmente. Se a sua empresa ainda trabalha assim, você pode estar perdendo um tempo muito valioso.

Gastar horas e horas digitando todas as informações dos clientes, um por um, já não faz mais parte de um contador do séc. XXI.

Todas essas tarefas e muitas outras podem ser feitas pela integração contábil, comprovando que investir na tecnologia é uma necessidade para a evolução de qualquer escritório de contabilidade.

Existem diversos programas contábeis que geram uma maior facilidade na hora de controlar e gerir documentos, e é imprescindível para que o contador se mantenha no mercado. A integração, portanto, passa a ser a primeira tendência comprovada para 2019.

  1. Atendimento personalizado

Hoje em dia, os clientes estão muito mais informados. Eles entendem melhor suas necessidades e como elas podem ser atendidas.

Consequentemente, suas expectativas passam a ser maiores e se você não oferecer um serviço personalizado e um contato com mais frequência, sempre disposto a ajudar, o seu cliente pode acabar deixando a sua empresa.

Na contabilidade, reter um cliente é muito melhor do que conquistar um novo. Você poupa tempo, dinheiro e disposição! Por isso, invista em atendimentos personalizados e procure saber mais sobre sucesso do cliente!

  1. Presença no mundo digital

Outra das tendências da contabilidade é o uso crescente da tecnologia.
Para a contabilidade, o mercado tem apresentado soluções cada vez mais rápidas, modernas, objetivas e inteligentes, que permitem integrar diferentes áreas e possibilitam que o contador tenha um papel cada vez mais de gestor.

Dessa forma, é preciso estar atento às últimas novidades do mercado, às atualizações e às modificações que tornam a rotina contábil mais eficiente.

Isso pode ser feito com o acompanhamento de um blog de contabilidade, onde os conteúdos são gratuitos e efetivamente postados, por exemplo.

Vale a pena destacar que o contador deverá buscar softwares que façam a intermediação no envio das informações dos seus clientes e que permitam que este processo seja rápido e seguro. Falaremos mais sobre no próximo tópico, fique atento.

  1. Automação de processos e a utilização de softwares em nuvem

A automação da contabilidade é uma tendência que pode economizar muito tempo para os profissionais e seus clientes.

Entender a automação é simples, ela está lentamente eliminando a necessidade de entrada manual de dados.

Embora os softwares de automação contábil possam parecer uma ameaça, eles surgem, com ferramentas de auxílio para os profissionais desse setor.

Automatizar a contabilidade é extremamente benéfico, tanto para os contadores, quanto para os pequenos empresários.

O contador não precisa ter receio de ser substituído por um software de gestão, ele deve ser visto como uma forma de melhoria nos trabalhos. Esses softwares aumentam a produtividade e automatizam atividades manuais.

Dando ao gestor, e aos colaboradores, oportunidade de foco no que, realmente, valerá a pena para o escritório.

Por ser estar listado nas tendências da contabilidade, é importante estar sempre se atualizando quanto aos recursos disponíveis para a melhoria contínua.

Fonte: Jornal Contabil

 
ver todas as notícias