Menu

INSS - Quais são as diferenças entre aposentados e pensionistas?



Principais diferenças entre entre Aposentados e Pensionistas

Apesar de ainda serem facilmente confundidos, os termos conceituais também apresentam outros significados. Confira a seguir:

Aposentados

Para o INSS, de forma simples, os aposentados são todos aqueles segurados que contribuíram diretamente, sendo habilitados, a receberem aposentadorias ou os que são beneficiados por auxílios ou salário maternidade.

Todas as pessoas que recolheram a Guia da Previdência Social (GPS) têm, portanto, direito à aposentadoria – salvo algumas raras exceções.

Há ainda os aposentados que pagam a chamada Previdência Privada com o objetivo de garantir um valor adicional no futuro. No entanto, quase 70% dos beneficiários atuais recebem entre um e até três salários mínimos.

Pensionistas

Já os pensionistas são os segurados que são beneficiados independentemente de terem contribuído para o INSS. Estão nessa categoria, por exemplo, os dependentes em caso de pensão por morte ou em função do óbito ou desaparecimento do segurado titular da aposentadoria.

As pensões pode ser vitalícias ou válidas somente por determinado período. Assim, após completado o prazo ou a idade pré-estabelecida, o benefício pode ser suspenso.

Fonte: Jornal Contabil

 
ver todas as notícias