Menu

ARTIGO - Contabilidade On-line ou Digital: o que o empresário contábil precisa hoje em dia



Nos últimos anos, muito tem se falado sobre a Contabilidade On-line. O assunto parece um pouco confuso no setor, especialmente entre a diferença entre ser on-line e digital.

Sidnei Maluza é fundador do Portal Site Contábil (www.sitecontabil.com.br) e atua na área há mais de 30 anos. Ele pontuou o que acredita que o empresário contábil precisa hoje em dia.

“O empresário desse setor precisa hoje ser digital, ou seja, investir em sistemas que otimizem o processo, além de entender que negócios e sistema de comunicação estão cada vez mais se estabelecendo por meios da tecnologia. Não tem como o contador não ter arquivos dos clientes digitalizados e com senhas individuais, não ter seus e-mails corporativos ou não ter um web site profissional e sempre atualizado. Além disso, estar nas redes sociais também é essencial, pois sem isso sua empresa não estará sendo competitiva”, afirma.

Apesar das tecnologias, Sidnei também acredita que a figura do contador é imprescindível, especialmente daqueles que estão à disposição do cliente.

“Seria utopia dizer que todo trabalho será on-line, pois não será. O empresário contábil precisa muito da figura do contador. Mas não aquele contador que apenas recolhe suas guias ou fecha sua folha de pagamento, e sim daquele contador que se coloca à disposição para prestar uma assessoria sempre que necessário, e podem ter certeza sempre será”, salienta.

Segundo dados do Ministério da Tecnologia, o Brasil tem em torno de 4,5 milhões de pessoas com acesso à internet e, até dezembro, a expectativa é que esse número ultrapasse os 10 milhões.

“Não temos como negar a dimensão da internet e por isso deixo algumas dicas: invista em capacitar sua equipe, gerando qualidade ao serviço. Invista também para tornar seu escritório digital, aproveitando tudo que a tecnologia disponibiliza. O Portal Site Contábil poderá te assessorar, para que você estabeleça um canal de comunicação com seu cliente. O interesse do contador no cliente é fundamental e jamais dará para mensurar isso em valores”, finaliza.

Fonte: Sidnei Maluza - Sitecontabil

 
ver todas as notícias