Menu

TRIBUTÁRIO - GPS: Saiba como regularizar a guia em atraso



A GPS ou Guia da Previdência Social, é um documento utilizado para o recolhimento das contribuições do INSS de pessoas físicas ou jurídicas utilizado pelo contribuinte.

Se você possui GPS em atraso, deverá se atentar primeiramente ao tipo de contribuinte que você se encaixa.

Caso seja empregado doméstico, você poderá fazer o cálculo normalmente em qualquer época do ano, já que essa categoria possui legislação própria.

Por outro lado, se for facultativo, é possível calcular pela internet se ainda possuir a qualidade de assegurado. Mas se já houver expirado o prazo de seis meses, será preciso comparecer a uma Agência da Previdência Social.

Já os contribuintes individuais podem fazer o cálculo da GPS em atraso pela internet se o valor for referente ao prazo de até 5 anos fiscais. Sendo assim, caso o período seja maior que 5 anos, o contribuinte deverá comparecer ao INSS a partir do dia 16 de cada mês.

GPS em atraso

Confira o passo a passo para fazer o cálculo da GPS em atraso e emitir o boleto:

- Acesse o SAL
O SAL é o Sistema de Acréscimos Legais. Para fazer o cálculo, o primeiro passo é acessar o site: http://sal.receita.fazenda.gov.br/PortalSalInternet

- Escolha um dos módulos
Ao acessar o site, você vai observar que existem 3 módulos disponíveis. São eles Contribuintes Filiados antes de 29/11/1999, Contribuintes Filiados a partir de 29/11/1999 e Empresas e Equiparadas e Órgãos Públicos. Você deverá escolher em qual módulo se encaixa e acessá-lo.

- Insira seus dados
Os dados solicitados são a categoria que você se encaixa (autônomo, contribuinte individual, doméstico, facultativo, segurado especial, empresa ou órgão público) e o número do NIT, PIS, PASEP, CNPJ ou CEI, conforme a sua categoria.

- Digite o código Captcha
Para garantir que você não é um robô, insira o código Captcha mostrado na tela e clique em confirmar.

- Confirme os outros dados pedidos
Em outra tela que abrirá, você deverá confirmar outros dados como início e fim da competência, classe, salário base.

- Selecione a GPS desejada
Selecione as competências desejadas e e depois clique em “gerar GPS”. O boleto será gerado em seguida, e então, é só efetuar o pagamento da GPS em atraso.

 

Fonte: Contabeis

 
ver todas as notícias