Menu

MERCADO DE ATUAÇÃO - Fiscal/Tax: Pesquisa revela quais as habilidades os profissionais devem buscar para trabalhar na área



A área fiscal bem estruturada de uma empresa é fundamental para o processo de consolidação dela no mercado, assim como para garantir a saúde financeira do negócio. Por isso, é importante ter profissionais preparados para dar o suporte necessário. 

A Tax Trends 2021, uma pesquisa realizada pela Arquivei em parceria com a Dootax, revela o perfil, expectativas de desenvolvimento e carreira para os profissionais dessa área.

O levantamento inclui a opinião de 397 profissionais brasileiros da área de Fiscal/ Tax e envolvidos com tarefas relacionadas a tributos dos setores de Contabilidade, Financeiro, Jurídico Tributário e Administrativo.

"Os dados apurados são uma rica fonte de informação para os profissionais interessados em manterem-se atualizados sobre as principais tendências, capazes de alavancar a carreira e o negócio, ou ainda aprimorar o modo como o trabalho é realizado visando aumentar a produtividade. Mais do que isso, criar uma cultura de trabalho que seja mais analítica, crítica e consultiva", comenta Isis Abbud, cofundadora e COO da Arquivei. 

Importância da formação superior 

A pesquisa aponta a importância do profissional, que deseja atuar na área Fiscal/Tax, ter formação superior. Dentre os entrevistados, cerca de 47% têm formação superior e aproximadamente 40% possuem pós-graduação.

Outro fato que chama a atenção é a concentração de profissionais dos cursos de Contabilidade (61%) e Administração (15%) atuando nesse setor, compondo 76% da amostra pesquisada.

Habilidade do profissional atual de Tax 

A resolução de problemas foi considerada a habilidade mais exigida do profissional que atua com Tax hoje, com maior pontuação (4,77) de acordo com os entrevistados, que avaliaram o tema em uma escala de 0 a 5 (sendo 5 "muito provável"). 

Na sequência, a lista de outras habilidades requeridas estão: 

  • trabalho em equipe e gestão de tempo (4,62)
  •  pensamento crítico (4,6)

Tendências de habilidades do profissional de Tax

Dentre as habilidades vistas como tendências e mais exigidas para o profissional de Tax, ao longo de 2021, temos: a de resolução de problemas mantendo-se no topo da lista, apontada por 248 entrevistados. Na segunda posição, a gestão de tempo (segundo 208 entrevistados). 

No entanto, o que chama a atenção na lista de tendências é a flexibilidade subindo para a terceira posição (segundo 171 entrevistados). Além disso, ao serem novamente questionados entre quais destas três tendências de habilidades seria a mais relevante, a flexibilidade se destaca como a principal.

Tendência entre ser estratégico x operacional

Quando questionados se os profissionais com perfil operacional terão que se desenvolver para realizar tarefas mais estratégicas, para a maioria dos entrevistados a resposta é que isso seja muito provável (51,61%), e provável (28,45%), de ser requerido.

Tendência de busca por experiência em automação de processos

Para a maioria dos entrevistados - sendo muito provável para 65% e provável para 25% dos respondentes -, os profissionais com experiência em automatizar processos e ferramentas tecnológicas serão mais procurados do que antes. 

"A transformação digital está reformulando a maneira como os profissionais lidam com suas carreiras. Na área de Tax não é diferente. Embora a profissão exija pessoas altamente qualificadas, há uma tendência de ajuste no desenvolvimento de habilidades para ter sucesso nessa área", destaca Isis Abbud. 

"Profissionais de empresas afetadas pela pandemia acreditam que irão precisar aprender a automatizar processos para se destacar, sendo necessário se desenvolver para realizar tarefas mais estratégicas", completa.

Busca por atualização e informação

Fortalecida pela pandemia de Covid-19, a tendência é que os profissionais de Tax continuem utilizando o ambiente online para se atualizar. Dentre os meios mais utilizados, de acordo com o levantamento, estão: blogs, conteúdos na internet, webinars ou eventos online, canais oficiais do governo e consultoria especializada. Confira abaixo:

 

A pesquisa também apontou que houve maior preferência por Cursos EaD - aparecendo na quinta posição (segundo 174 entrevistados) nesta lista - em comparação com os cursos presenciais (de acordo com 109 entrevistados). Apenas 93 entrevistados escolhem os livros, quando desejam aperfeiçoar o conhecimento.

Fonte: Contábeis

 
ver todas as notícias