Menu

TECNOLOGIA - O que é e como funciona a tecnologia NFC



Não é de hoje que a tecnologia vem surpreendendo consumidores e empresas com as mais sofisticadas soluções que se pode imaginar.

O próprio smartphone e sua evolução é prova disso. Já existe hoje também uma outra tecnologia relacionada a pagamentos à distância, que se chama NFC.

Claro que é uma solução tecnológica inovadora e, mais do que isto, trata-se de uma solução prática, segura e eficiente que veio agregar mais efetividade nos pagamentos e recebimentos por aproximação em praticamente todo o mundo.

Tanto é que esta tecnologia NFC já é bem conhecida e utilizada por empresas e também pela maioria dos consumidores.

 

Neste artigo, você vai saber mais detalhadamente como ela é, quais suas principais funções e os sistemas de gestão que se conectam facilmente a ela.

O que é NFC?

A sigla veio do inglês e significa Near Field Communication (comunicação por campo de proximidade).

Trata-se, mais especificamente, de uma tecnologia que consegue realizar trocas de informações entre dois dispositivos diferentes sem que haja a necessidade de fios bastando, para tanto, que estejam próximos.

Você como empresário e/ou consumidor já deve conhecer muito bem esta tecnologia e utilizá-la inclusive com frequência: são os pagamentos com cartão de crédito feitos com aproximação das maquininhas.

 

O nome desta solução é contactless, referente aos cartões de crédito e débito, onde você pode efetivar pagamentos em diversos estabelecimentos que tenham esta tecnologia disponível simplesmente aproximando seu cartão da máquina, sem a necessidade de senhas.

Como o NFC Funciona?

Esta tecnologia permite a troca eficiente e segura de informações sem fio e sem a necessidade de quaisquer configurações prévias.

Funciona com efetividade em qualquer dispositivo que tenha um chip pré-adaptado para a mesma.

E como isso funciona, na prática? Já há algum tempo já utilizávamos tecnologia parecida, como o Bluetooth, por exemplo. Mas o Bluetooth e o NFC usam especificações tecnológicas bem diferentes.

Para que tudo funcione bem com o NFC, é criado um link em uma frequência específica de rádio de curta distância.

Este link vai conseguir transferir pequenas quantidades de informações entre dois dispositivos, quando estes estiverem posicionados à uma curta distância entre eles.

A principal diferença para o Bluetooth é que não há a necessidade de pareamento dos dispositivos em questão, bastando aproximá-los para que a transferência de informações se concretize.

 

Em Quais Funções o NFC Pode Atuar?

Na verdade, as funções atribuídas ao NFC possuem inúmeras aplicações diferentes, como a de acender e apagar as luzes, por exemplo.

Isto porque a tecnologia é a mesma, tanto para os pagamentos à distância, como outras tantas funcionalidades e aplicações diferentes.

Aqui, podemos citar as duas mais comuns:

Troca de arquivos e imagens entre dispositivos: para que essa transferência possa ser efetivada, considerando os recursos da tecnologia NFC, é preciso que dois smartphones, por exemplo, tenham esta funcionalidade instalada, ou seja, a tecnologia NFC.

 

 

 

Pagamentos Débito/Crédito: são os chamados pagamentos por contato, onde o consumidor apenas encosta seu cartão de crédito/débito, relógio ou smartphone em uma maquininha de pagamentos que tenha a tecnologia, e o pagamento será concretizado.

O resultado disso, na prática, é maior eficiência nas transações comerciais e ganho de tempo operacional, tanto para com o comerciante/lojista, como para com o usuário/consumidor.

Como Funcionam as Tags NFC?

Como já exposto até aqui, existem diversos aparelhos que já possuem a tecnologia NFC integrada, ou seja, apenas com o seu cartão ou smartphone já se é possível executar as tarefas que usam esta tecnologia.

 

No entanto, mesmo em aparelhos que não tenham tal tecnologia integrada, é possível utilizá-la, criando-se tarefas com tags NFC.

Estas tags, na verdade, são etiquetas com chips passivos e contam com comandos específicos ao serem acionadas.

Deste modo, podem funcionar com o simples acionamento de um botão físico que abre aplicativos, criando rotinas e executando tarefas simples, de âmbito pessoal ou empresarial.

Tais etiquetas podem ser usadas nas seguintes situações:

  • Controle de acessos: tags relacionas ao controle de ponto de funcionários, acesso ao prédio da empresa, entre outros.
  • Marketing e promoções: etiquetas NFC em cartazes promocionais, por exemplo, dão acesso rápido a localização do estabelecimento, compras de seus produtos, entre outros.
  • Gestão de informações: informações como estoque, tarefas do dia, boletins, entre outros, disponibilizadas diretamente nos smartphones dos funcionários, por exemplo.
  • Casas e empresas inteligentes: utilizando-se da tecnologia NFC em sua casa ou empresa é possível apagar luzes, ligar alguns aparelhos, entre muitas outras possibilidades.

tenha a tecnologia a seu favor

Agora você já está por dentro de tudo sobre a tecnologia NFC, bem como suas diversas funcionalidades e aplicações, é hora de conhecer a tecnologia de gestão empresarial GestãoClick e como aplicá-la ao seu negócio.

O software de gestão empresarial da GestãoClick oferece inúmeras soluções tecnológicas para a sua empresa, integrando, automatizando e otimizando diversos processos do dia a dia do pequeno e médio empreendedor.

Saiba mais sobre nossas principais soluções para o seu negócio!

Fonte: Jornal Contábil

 
ver todas as notícias