Menu

FUNDO DE GARANTIA - Como funciona o saque do FGTS para a compra de imóvel?



O setor imobiliário foi um dos poucos setores que conseguiu se manter e ainda colher frutos durante a pandemia de covid-19. O ramo teve um aumento de 26% em 2020, de acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Isso é explicado pelas restrições de mobilidade social, que fez com que as pessoas permanecessem mais em casa, buscando melhores condições de moradia, o déficit habitacional e também graças aos juros mais baixos durante a crise.

Para conquistar o sonho da casa própria, o trabalhador pode contar com diversos incentivos e apoios financeiros, sendo um dos principais o saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) . Confira como e quando o fundo pode ser usado na aquisição de um imóvel.

Quando utilizar o FGTS na compra do imóvel 

Conforme previsto em lei, todo trabalhador registrado sob o sistema CLT tem direito ao FGTS e o saldo desse fundo pode ajudar no na construção de uma casa, no financiamento de um imóvel e também amortizar as prestações futuras. 

Embora seja um direito, existem alguns requisitos para que o saldo possa ser utilizado, confira:

  • Mínimo de 3 anos de registro em carteira (não necessariamente sequenciais ou na mesma empresa);
  • Entrada do financiamento, dependendo da instituição financeira;
  •  Residir ou trabalhar na mesma cidade ou na mesma Região Metropolitana onde comprará o novo imóvel;
  •  Não ser titular de um financiamento no Sistema Brasileiro de Habitação (SFH);
  •  Não ter um imóvel na mesma cidade onde pretende financiar o novo imóvel;
  • Localizado em região urbana;
  • O imóvel valer até R$1,5 milhão
  • O novo imóvel não pode ter sido comprado ou quitado pelo vendedor usando o saldo do FGTS nos últimos 3 anos.

Como realizar o saque para o financiamento

 

Após a seleção do imóvel, o interessado deve procurar a instituição financeira que preferir para solicitar o financiamento. Será necessário autorizar o banco a conferir o saldo disponível do FGTS e aguardar a avaliação do bem pela Caixa Econômica Federal, gestora do fundo, para que aprove o uso, desde que atenda aos requisitos acima.

Após a avaliação e aprovação do imóvel, assine e registre o contrato fornecido pela instituição financeira, nesse momento o fundo será liberado ao banco.A autorização da consulta do FGTS pelo banco pode ser liberada pelo próprio aplicativo de mesmo nome ou pelo internet banking da Caixa.

Fonte: Contábeis

 
ver todas as notícias