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GESTÃO - Pequenos negócios com produtos inovadores resistem melhor às crises



Um levantamento realizado pelo Sebrae com pequenos negócios identificou que a sobrevivência dessas empresa está intimamente ligada à capacidade que possuem de oferecer produtos e serviços diferenciados aos clientes.

Pelo estudo, 39% dos empresários ouvidos, e que estão ativos no mercado, afirmaram ser esse o diferencial capaz de manter o negócio funcionando no atual cenário de crise.

Já entre empresários que não resistiram à situação econômica e tiveram de fechar a empresa, a importância dada aos produtos e serviços diferenciados foi menor: 24% afirmaram que esse era um investimento importante.

“A inovação deve ser uma busca constante dos empreendedores. Mesmo que tenha um produto ou serviço de sucesso, é sempre importante pensar em formas de melhorá-los e oferecer para seus clientes um tratamento diferenciado”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

A pesquisa revela ainda que o aperfeiçoamento de produtos e serviços é um hábito frequente entre 92% dos empreendedores que são bem-sucedidos e que 90% inovam constantemente.

Já entre os empreendedores que não conseguiram manter as portas abertas esses hábitos caem, respectivamente, para 78% e 74%.

“Para sobreviver no mercado, conquistar clientes e fidelizá-los não basta pensar em marketing ou praticar preços baixos. É preciso inovar e se diferenciar, tanto nos produtos quanto na gestão”, enfatiza Melles.

Outro fator diferencial na sobrevivência de uma empresa é a experiência do empreendedor na atividade que atua. Segundo o levantamento, 73% dos donos de pequenos negócios que estão com a empresa aberta já tinham conhecimento do ramo, enquanto em 67% dos que fecharam isso também foi verificado.

Além disso, 43% dos empreendedores em atividade fizeram alguma capacitação. Já no grupo das empresas fechadas, esse percentual cai para 35%.

Fonte: Diário do Comércio

 
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