Menu

INFORMAÇÃO - 4 maneiras simples para você se tornar mais inovador



Não é difícil se prender à rotina. Com a quantidade de demandas que os empreendedores enfrentam no seu dia a dia, inovar pode parecer um conceito muito distante. Se o dono do negócio não tomar cuidado, ficar estagnado pode ser tornar algo muito "fácil" - o que pode ser bem ruim para a sua empresa.Não é difícil se prender à rotina. Com a quantidade de demandas que os empreendedores enfrentam no seu dia a dia, inovar pode parecer um conceito muito distante. Se o dono do negócio não tomar cuidado, ficar estagnado pode ser tornar algo muito "fácil" - o que pode ser bem ruim para a sua empresa.

Pensando nisso, Robert Finlay, empreendedor e especialista em liderança, escreveu algumas dicas na Inc. para quem busca maneiras simples de introuzir mais inovação no seu dia a dia. Confira abaixo.

Ler um livro
Ler e escrever são duas formas de aprimorar o pensamento criativo. Segundo Finlay, estudos mostram que pessoas que mantêm o hábito de leitura têm mais propensão à criatividade do que as outras. No entanto, é preciso tomar cuidado para não se restringir aos livros de negócios - algo comum entre empreendedores. Para Finlay, livros de ficção e clássicos da literatura são especialmente eficazes na hora de fomentar o seu lado criativo e, portanto, mais inovador.

Deixe a criatividade tomar conta
Assim como muitos outros órgãos do corpo humano, o cérebro é um músculo que precisa ser exercitado. Em razão disso, Finlay recomenda que empreendedores deixem a criatividade correr solta durante as reuniões de brainstorming. Dessa forma, verá surgir soluções que nunca tinha imaginado e ideias totalmente novas para problemas antigos. Uma dica importante é anotar tudo, até mesmo aquelas propostas que podem não parecer promissoras à princípio.

Cultive novas áreas de interesse
Muitos donos de negócio têm em mente que precisam ser especialistas no que fazem. Sim, isso é importante, diz Finlay. Mas os empreendedores também devem cultivar áreas de interesse que fujam da rotina do dia a dia. Assim como nos livros, esse tipo de aprendizagem tende a aumentar o interesse em buscar novidades e referências, o que faz com que a inovação surja mais naturalmente.

Pare de vez em quando
Fazer uma pausa é um dos caminhos para você inovar. Esses momentos são importantes porque marcam a troca de tarefas. Quando alguém conclui algo, pausa e dá início a um novo trabalho, essa pessoa exercita o que Finlay chama de flexibilidade cognitiva. É a partir dessa troca pausada que é possível fomentar sua capacidade de adaptação. Além disso, esse intervalo garante um tempo para que você se afaste do problema e ganhe perspectiva para repensar estratégias.

 
 

Fonte: Revista PEGN

 
ver todas as notícias