Menu

INFORMAÇÃO - Programa de crédito para pequenas empresas é regulamentado, veja como fica



A regulamentação do Programa de Estímulo ao Crédito (PEC), foi aprovado na última quinta-feira, 29, pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

A iniciativa está prevista pela Medida Provisória 1.057/2021, que segue em tramitação no Congresso. 

 
 

Além de auxiliar os pequenos negócios a enfrentarem a pandemia, a expectativa da equipe econômica do governo federal é de que o PEC gere R$ 48 bilhões em crédito para as empresas.

Continue acompanhando este artigo para ver o que muda com a regulamentação.

 

Operações

As empresas que contraírem financiamentos através do programa de estímulo ao crédito, terão o prazo de 24 meses para quitar a operação. Antes, o prazo mínimo era de 36 meses. 

Também não haverá carência se o tomador começar a pagar logo após a assinatura do contrato. O texto inicial previa a carência de seis meses.

Além disso, as empresas também devem estar atentas à utilização do recurso. Sobre isso, o Conselho Monetário Nacional determinou que os créditos obtidos através do PEC não podem ser utilizados para quitar outros débitos com a instituição financiadora.

 

PEC

As operações de crédito podem ser contratadas através do PEC até 31 de dezembro de 2021.

 

O Banco Central do Brasil será responsável pela supervisão do PEC e deverá fiscalizar o cumprimento pelas instituições de todas as condições de adesão ao referido Programa.

Também deverá fazer o acompanhamento das operações para avaliar os resultados obtidos através do PEC.

Quem pode aderir?

Podem participar desse programa as seguintes pessoas:

 
  • MEI, 
  • microempresas e empresas de pequeno porte, 
  • produtores rurais;

O faturamento limite para aderir ao programa, em todos os casos, é de até R$ 4,8 milhões por ano. A receita bruta anual poderá ser aquela informada à Receita Federal no ano-calendário de 2020 ou aferida conforme critérios das instituições financeiras. 

É considerado o faturamento equivalente ao período de doze meses, desta forma, para a pessoa jurídica que tenha sido constituída em 2020 ou 2021, o limite do valor da receita bruta será proporcional aos meses em que esteve em atividade. 

Operações

O PEC não possui garantias da União, assim os financiamentos do novo programa são de total responsabilidade das instituições financeiras que estão autorizadas a funcionar pelo Banco Central.

Desta forma, cabe a cada uma definir suas taxas em livre negociação. Para incentivar a participação, as instituições poderão reduzir a sua carga tributária.

 

Assim, até 31 de dezembro de 2026, os bancos poderão apurar crédito presumido com base em fórmula definida na MP 1.057/2021. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Fonte: Jornal Contábil

 
ver todas as notícias