Menu

CONTABILIDADE - DCTFWeb: Receita Federal prorroga prazo de entrega desta obrigação



Após o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) solicitar a prorrogação do envio da DCTFWeb, a Receita Federal acatou o pedido e realizou a prorrogação do prazo de envio desta declaração.

 

Como destacamos, o prazo de envio de uma declaração influencia diretamente na rotina das empresas e dos profissionais de contabilidade. E um prazo curto para o envio de declaração, aliado a uma instabilidade no sistema de envio atrapalham muito.

Após o pedido de prorrogação do prazo de envio da DCTFWeb que foi feito pelo CFC, a Receita Federal prorrogou o prazo de envio, do dia 12/11 para o dia 19/11. Se informe!

O pedido de prorrogação do prazo

Como falamos acima, uma instabilidade no sistema de envio de uma obrigação atrapalha muito a rotina de uma empresa e dos profissionais de contabilidade. E por conta de problemas no sistema de envio da DCTFWeb, o Portal e-CAC, muitos contadores fizeram reclamações.

 

Com a abundante quantidade de reclamações recebidas por conta de instabilidades no sistema de envio da DCTFWeb, o CFC enviou um ofício à Receita Federal no dia 10 de novembro pedindo a prorrogação do prazo de envio.

O pedido do CFC foi feito por meio do Ofício n.º 1.308/2021 CFC-Direx, o ofício foi assinado pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda.   

A prorrogação do prazo de envio

Com a Portaria RFB nº 82 de 11 de novembro de 2021, a Receita Federal prorrogou o prazo de entrega da DCTFWeb do período de apuração outubro de 2021, o prazo que antes era 12/11, foi alterado para o dia 19 de novembro. 

 

A prorrogação do prazo de envio da DCTFWeb foi motivada por instabilidades no Portal e-CAC, segundo a Receita Federal, as instabilidades foram causadas por acessos robotizados em larga escala. 

A Receita Federal informou que segue atuando para estabilizar o acesso ao Portal e-CAC

 

Concluindo

Essa prorrogação é uma ótima notícia para as empresas que estavam com pouco prazo para realizar o envio desta obrigação, a entrega da DCTFWeb seria feita no dia 12 de novembro e estava preocupando muito as empresas, por conta de dois feriados desse mês e uma instabilidade no sistema de envio desta declaração.

Mas, a prorrogação da entrega desta obrigação para o dia 19 de novembro, feita pela Receita Federal, por meio da Portaria RFB nº 82 de 11 de novembro de 2021, trouxe mais tranquilidade para as empresas e contadores de todo o Brasil que estavam preocupados com os problemas apresentados.

Fonte: Jornal Contábil

 
ver todas as notícias