Menu

CARREIRA - Como se posicionar na Bolsa em 2022? Vale (VALE3) está entre as preferidas



Analistas, economistas, especialistas de mercado em geral projetam um cenário bastante desafiador para a economia brasileira no próximo ano. Com isso, já se antevê que o mercado de ações deve sofrer com novos episódios de volatilidade intensa, como aconteceu em 2021. Para amenizar as perdas, a XP Investimentos fez uma análise sobre como se posicionar na Bolsa em 2022.

Para os analistas da corretora, são três as principais dicas para escolher os setores da Bolsa em 2022 que mais prometem bons resultados. As dicas são:

  • empresas ligadas a commodities;
  • "histórias de crescimento secular";
  • oportunidades específicas.

Segundo os analistas Fernando Ferreira, Jennie Li e Rebecca Nossig, que assinam o relatório da XP, as ações de empresas ligadas às commodities oferecem proteção contra a inflação e a alta do dólar.

Duas das principais ações do Ibovespa correspondem a essa descrição: a mineradora Vale (VALE3) e a petroleira Petrobras (PETR4). Ambas as empresas apresentaram bons resultados neste ano, com lucros recordes e pagamento de dividendos recordes também.

Para o próximo ano, diferentes instituições financeiras sinalizam que os lucros e dividendos de ambas as companhias devem continuar em alta. Porém, para a Petrobras, a situação é um pouco mais complicada por causa do risco político relacionado à pressão dos preços dos combustíveis.

Para as ações PETR4, a recomendação da XP é neutra. Já para os papéis da Vale, a recomendação é de compra, com as ações VALE3 classificadas como Top Pick 2022 do setor de materiais básicos.

Já as empresas com "histórias de crescimento secular" estão protegidas do cenário macroeconômico desafiador de 2022, de acordo com o relatório da XP. Porém, os analistas não dão exemplos de quais seriam essas ações.

Por fim, as oportunidades específicas são empresas de qualidade que tiveram uma forte queda recentemente, mas não relacionada aos seus fundamentos. Os analistas da XP indicam que esses papéis podem se beneficiar de uma recuperação no mercado.

Principais setores da Bolsa em 2022

Os analistas Ferreira, Li e Nossig também fizeram um estudo sobre os principais setores da Bolsa em 2022. Isso porque, embora as crises tenham efeito sobre todo o mercado de ações, determinados setores tendem a ser mais resilientes.

Alimentos e bebidas

Em 2021, as empresas com operação nos Estados Unidos tiveram resultados fortes com o aumento da demanda. "Continuamos otimistas para 2022, pois esperamos uma recuperação na América Latina", indica o relatório.

 

Os analistas projetam queda no preço da carne, com melhora das margens pela queda dos custos também, "então os spreads devem abrir em 2022". Eles ainda ressaltam que as companhias mais diversificadas devem apresentar um desempenho superior ainda.

Em relação ao segmento de bebidas, "esperamos que o processo de recuperação continue em 2022, principalmente nas margens e menos em volumes". O principal motivador dessa análise é a retomada mais forte de bares e restaurantes.

Top Picks: Ambev (ABEV3) e JBS (JBSS3).

Bens de capital

Sobre o setor de bens de capital, a expectativa é de que os gargalos na cadeia de suprimentos impactem a produção de diversos componentes e equipamentos ao redor do mundo. Nesse sentido, quanto mais diversificada a receita da empresa for para o mercado externo, mais vantagem ela tem.

Isso porque, a deterioração do cenário brasileiro pode prejudicar companhias que operam com maior exposição para o Brasil.

Top Picks: Weg (WEGE3) e Randon (RAPT4)

Financeiro

O setor financeiro apresenta uma tendência mista: maiores rendimentos com o ciclo de alta dos juros, porém o risco de inadimplência também aumenta. "Provisões devem continuar reduzindo e os bancos estão bem capitalizados, mas a inadimplência é a principal preocupação", indicam os analistas da XP. Outro ponto relevante é a maior concorrência das fintechs com os bancos tradicionais.

Nesse setor, a XP sinaliza apenas uma Top Pick, o Banco do Brasil (BBAS3). Para os analistas, o banco tem uma "operação defensiva, com uma margem financeira estável nas carteiras de crédito rural, consignado e CDC para funcionários públicos", além de múltiplos atrativos.

Saúde

De acordo com o relatório da XP, o diferencial do setor de saúde está no crescimento inorgânico. Durante o ano de 2020 e 2021, em meio a pandemia do coronavírus, as empresas de capital aberto alcançaram uma participação de 27% de leitos com fins lucrativos no 3T21 (pró-forma), expandindo o alcance.

Além disso, também influencia nos negócios fatores mais estruturais como o envelhecimento da população e a busca por serviços de saúde privado depois do pânico vivido na pandemia. Mas o cenário macro ainda importa, já que renda e emprego são importantes para o número de planos de saúde.

Top Pick: Rede D’Or (RDOR3).

Materiais Básicos

"Após um 2021 forte, esperamos preços moderados no futuro. Em um contexto de crescimento do PIB global, política monetária expansionista e aumento dos custos, vemos riscos limitados para uma queda acentuada dos preços".

Para a XP, 2022 será um ano mais equilibrado para commodities como minério de ferro, aço e alumínio. Também favorece o segmento a retomada de setores importantes para a demanda, como construção e transporte, principalmente no cenário global.

Top Picks: Vale (VALE3) e CBA (CBAV3).

Outros setores como varejo, tecnologia e transporte estão mais expostos aos fatores internos do cenário macroeconômico, logo, mais expostos à volatilidade da Bolsa em 2022 – ano eleitoral que acrescenta mais riscos ao combo.

Fonte: Administradores

 
ver todas as notícias