Menu

INFORMAÇÃO - Cálculo do rendimento da poupança sofrerá mudança; entenda



  • Com provável aumento da Selic, a caderneta de poupança terá seu cálculo alterado

  • Alta da Selic não impacta somente a poupança, CDI também é afetado

  • Selic deve fechar o ano em 9,25%; possível aumento de 1,5%

O mercado está certo de que o Brasil vai terminar o ano com uma taxa de juros elevada. Atualmente em 7,75%, a Selic deve sofrer um novo aumento de 1,5% e terminar o ano em 9,25%. A próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) será nos dias 7 e 8 de dezembro.

Com mais uma mudança na Selic, a poupança também sofrerá mudanças. O cálculo do rendimento será alterado, pois, desde 2012, quando a taxa básica e juros está abaixo ou igual a 8,5% ao ano, a rentabilidade da poupança é de 70% da Selic, mais a Taxa Referencial, que foi zerada faz três anos e não tem previsão de mudança. Na época, a taxa de juros chegou em 7,25% e o governo Dilma queria evitar uma migração em massa de recursos de títulos públicos para a poupança.

Com a Selic atualmente em 7,75% ao ano —e com novas discussões em curso para tratar de uma eventual alteração na forma de cálculo da aplicação—, o rendimento equivalente da caderneta fica em torno de 5,42% ao ano.

Impacto da alta da Selic não atinge apenas a poupança

Porém, quando a Selic ultrapassa o patamar de 8,25%, o que deve acontecer na próxima reunião do Copom, o rendimento volta a ser o mesmo da ‘antiga poupança’. Ou seja, 0,5% mensais, mais a TR, o que corresponde a 6,17% ao ano. Apesar do aumento, o retorno segue ainda bem abaixo da inflação corrente —em 12 meses, o IPCA-15 avança 10,73%, até novembro. A última vez que a Selic esteve acima de 8,5% foi em setembro de 2017, quando era de 9,25%.

A alta da Selic não impacta somente a rentabilidade da poupança. Ativos pós-fixados atrelados ao CDI poderão ter aumentos e tirar a atratividade da poupança. Títulos públicos e Tesouro Selic negociados por meio da plataforma virtual Tesouro Direto, bem como CDBs de bancos de primeira linha com a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) aparecem como alternativas de baixíssimo risco que entregarão rendimento superior ao da poupança nos próximos meses.

Fonte: Yahoo

 
ver todas as notícias