Menu

GESTÃO E NEGÓCIOS - Como usar o LinkedIn para aumentar sua presença digital?



Você já ouviu falar no LinkedIn?

Essa é uma rede social bem diferente do Instagram e do Facebook, que são voltadas a compartilhamento de fotos do nosso dia a dia, o story da última festa e também podemos expor produtos, serviços e fazer vendas abertamente.

O LinkedIn está presente em mais de 200 países e territórios no mundo e a sua proposta é voltada para o relacionamento profissional. Dentre suas características, uma das principais é conectar empresas e profissionais em busca de emprego. 

“Mas, como posso usar o LinkedIn para aumentar minha presença digital?”

Como usar o LinkedIn para empresas? 

O LinkedIn foi colocado no ar em 2003: sim, essa rede social para relacionamentos profissionais é mais antiga que o Facebook e o Instagram.

Nela, os amigos são as conexões, que formam a sua “rede” de contatos. No LinkedIn, enquanto profissional, você pode, dentre outras coisas:

  • Buscar ou anunciar vagas de emprego;

  • Postar fotos, vídeos, criar eventos e escrever artigos;

  • Criar stories em tempo real e fazer transmissões ao vivo. 

Já no que diz respeito a sua empresa, o LinkedIn pode ajudar você a: 

  • Encontrar bons parceiros comerciais, ou seja, outros empreendedores dispostos a unir esforços com você para que ambos cresçam juntos;

  • Divulgar o seu trabalho, não de uma forma tão comercial, mas mostrando quais cursos você e sua equipe fizeram nos últimos meses e outras iniciativas interessantes;

  • Encontrar novos colaboradores;

  • Conquistar novos seguidores para suas outras redes sociais, como Instagram. 

5 dicas para aumentar a presença digital com LinkedIn

Para começar, é importante que você entenda primeiro o que é, na prática, a presença digital. Como o próprio nome já diz, é estar presente nos canais digitais, mas não de uma forma aleatória e sim, direcionada, criando conteúdos que fazem realmente sentido para quem está do outro lado. 

Porém, no LinkedIn, a busca pela presença digital requer um pouco de cuidado, devido à proposta da rede que, como mencionamos, é mais profissional. 

Confira agora algumas dicas importantes para utilizar o LinkedIn positivamente para o seu negócio. 

  1. Preencha todos os campos

Coloque uma foto de perfil, de capa e preencha todas as informações que o LinkedIn requisitar, de forma clara e completa.

Assim, o perfil da sua empresa ficará muito mais atrativo para seu público, futuros colaboradores e parceiros comerciais. 

   2. Personalize o link do perfil da sua empresa

 

Personalizar o link/URL do LinkedIn significa colocar um nome que identifique a sua empresa quando alguém pesquisar por ela no Google. 

Para isso:

  • Clique na foto de perfil da sua empresa;

  • Depois, vá em  “Editar perfil público e URL”, que aparecerá no seu lado esquerdo, no canto superior;

  • Abrirá uma página chamada “Configurações de perfil de público”. Também ao lado esquerdo e no canto superior, aparecerá a frase “Alterar sua URL personalizada”;

  • Agora, basta clicar no ícone semelhante a um lápis para alterar o link do perfil da sua empresa e salvar. 

Dessa forma, o seu negócio será encontrado mais facilmente na internet. 

É importante ressaltar também que, segundo as próprias recomendações do LinkedIn, a URL da sua página não pode ser enganosa ou ter duplo sentido. 

   3. Crie um planejamento para as postagens

 

No LinkedIn, diferente das outras redes sociais, você não precisa fazer postagens o tempo inteiro. No entanto, é preciso manter uma certa frequência nas publicações, além da coerência do conteúdo postado com a proposta dessa rede social. 

Algumas recomendações da produção de conteúdo para o LinkedIn são:

  • Fazer pelo menos duas postagens por semana;

  • Postar sobre cursos, eventos, treinamentos e ações sociais que a sua empresa participa. Não esqueça de fazer stories sobre esses momentos; 

  • Compartilhar conteúdo de outras pessoas inspiradoras para você. 

   4. Conecte-se com outras pessoas e empresas

 

Talvez uma das maiores vantagens do LinkedIn é a facilidade de criar conexões, ou seja, “amizades” nessa rede social.

Afinal, o processo para aceitar a solicitação é muito simples e, em alguns casos, basta clicar em “conectar” para se fazer parte dos seguidores de outro profissional. 

No caso das empresas para acompanhar as publicações de um negócio é chamada de “seguir”. 

Mas, além de se conectar, é importante interagir, seja curtindo, comentando e até compartilhando o conteúdo das suas conexões. Isso ajuda bastante a aumentar o alcance da sua própria página. 

  5. Incentive os seus colaboradores a usarem o LinkedIn

 

É muito importante que os colaboradores também interajam com o perfil da sua empresa no LinkedIn. Afinal, isso ajuda aumentar o engajamento e também fazer com que sua empresa fique conhecida.

 

Nessa rede, inclusive, à medida que alguém preenche uma conta e indica que trabalha na sua empresa, essa informação vai automaticamente para o perfil do negócio.

A Conta Azul te ajuda nas tomadas de decisões!

Ter uma boa presença digital é importante, mas, para qualquer empresa crescer, a organização é indispensável.

E, nada de caderninhos ou planilhas: a melhor forma de fazer isso é através do ERP da Conta Azul! Ele se trata de uma plataforma 100% online que centraliza em um único lugar os setores mais importantes da sua empresa, como estoque, vendas, financeiro e contabilidade. 

Com isso, você:

  • Não precisa mais falar com várias pessoas para encontrar uma informação simples, como saber quantas vendas foram feitas no dia anterior;

  • Consegue pagar os seus tributos nas datas corretas, o que evita as multas por atraso;

  • Sabe exatamente quais são as suas contas a pagar e a receber daquele mês e também das próximas competências;

  • Evita imprevistos, como descobrir que um produto acabou no estoque logo após uma venda ter sido feita;

  • Não se perde mais no extrato bancário, sem precisar adivinhar quem pagou o quê, já que a conciliação bancária é feita de forma automática;

  • Gera relatórios fáceis de entender de qualquer setor da sua empresa;

  • Emite notas fiscais de forma automática;

  • Pode fazer a gestão dos seus contratos de  e das suas vendas em tempo real;

  • Pode programar lembretes automáticos com as datas de vencimento dos clientes para cobrá-los em tempo hábil, o que aumenta, e muito, as suas chances de receber em dia.

Além de tudo isso, através do Receba Fácil, outra solução da Conta Azul, você também pode vender online mesmo sem ter site e oferecer parcelamentos, mesmo sem ter maquininha de cartão de crédito. 

E o melhor de tudo é que a Conta Azul foi feita para micro e pequenas empresas, é ideal para quem está começando agora e, por isso, cabe no seu bolso!

Fonte: Conta Azul

 
ver todas as notícias