Menu

INFORMAÇÃO - Quero abrir uma empresa, e agora?



 

Enio Pinto, gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae

Os primeiros meses do ano são, historicamente, um período que concentra grande volume de abertura de novas empresas. Movidos pelo desejo de abrir um novo ciclo em suas vidas pessoais e profissionais, milhares de empreendedores resolvem colocar em prática o sonho de serem donos do próprio negócio. Estudos feitos pelo Sebrae mostram que, entre 2019 e 2020, o percentual da população que tem planos de abrir uma empresa em até três anos cresceu 75%. De acordo com essa pesquisa, cerca de 50 milhões de brasileiros que ainda não empreendem querem abrir um negócio.

Nesse momento, a orientação que o Sebrae dá a esses potenciais empreendedores é: procure manter o foco! É muito importante, para aumentar as chances de sucesso, que o futuro empresário se especialize e busque agregar valor à atividade que ele escolheu. Para isso, encontrar um nicho de atuação é um primeiro passo importante. É sempre bom lembrar que o cliente paga preço, mas quer receber valor. Em outras palavras, para além do produto ou serviço que o público está adquirindo, ele espera receber uma experiência de consumo marcante.

Quando o cliente quer se alimentar e procura um restaurante, por exemplo, ele não quer apenas comer um prato incrível, ele espera muito mais que isso: quer ter seus desejos atendidos e isso vai muito além das suas necessidades. Ele espera não se desgastar na procura por uma vaga, quer se sentir seguro, ser bem atendido pela equipe, pagar um preço justo e não ter estresse com máquinas de cartões que não funcionam bem. Esse nível de atendimento e entrega só é possível com muita especialização, muito foco e com um nicho específico adaptado ao perfil do empreendedor.

Mas, se identificar um nicho é tão estratégico, o grande desafio é: como o empreendedor pode identificar o segmento mais indicado para atuar? Aqui, dois aspectos são fundamentais. O primeiro é ter bastante clareza sobre quais são as afinidades do empresário, quais são as atividades nas quais ele mais se realiza e que proporcionam satisfação pessoal, plenitude e realização? O resultado do negócio será infinitamente melhor quando o empresário investir em um segmento que lhe proporcione esse bem-estar. Além disso, é importante manter as antenas ligadas para detectar problemas e antecipar as tendências do mercado. Afinal, as empresas existem para resolver problemas vividos por seu público.

Muitos potenciais empresários se perguntam: esse nicho precisa ser uma atividade na qual eles já têm habilidades? A resposta é que essas habilidades não precisam ser – necessariamente – natas. O empreendedor pode desenvolvê-las ao longo do tempo. O fundamental é que ele se sinta confortável e alinhado com a atividade que está desenvolvendo. Só assim ele conseguirá ser inovador diante dos seus concorrentes. 

Outra dúvida bastante comum é como escolher entre um nicho que está em expansão e que representa boas oportunidades de mercado ou um segmento onde o empreendedor tem um bom nível de conhecimento? A orientação do Sebrae é agregar essas duas alternativas. Se o empresário tem muita expertise sobre uma área de atividade em expansão, é nela que ele deverá atuar. Em outras palavras, buque conciliar paixão e expansão. Lembrando que conhecimento é algo extremamente dinâmico. O dono do pequeno negócio precisa se manter em permanente qualificação porque o dinamismo da gestão dos empreendimentos é extremamente acelerado.

O Sebrae inicia com este artigo a série de publicações mensais temáticas sobre assuntos do dia a dia dos empresários de pequenos negócios. Esta série compõe as comemorações do cinquentenário do Sebrae.

Fonte: Sebrae

 
ver todas as notícias