Menu

INFORMAÇÃO - Renda extra pode ser o caminho para sair das dívidas



A inadimplência é a realidade de mais de 64 milhões de brasileiros atualmente. E, no geral, ninguém fica endividado porque quer. As dívidas costumam ter origem em uma falta de planejamento financeiro, em uma emergência que surge no nosso caminho ou de uma mudança repentina na nossa realidade financeira, como uma situação de desemprego, por exemplo.

Mas, não dá para desconsiderar um fator extremamente relevante nesse cenário de endividamento: para a maioria dos brasileiros, o salário não é suficiente para cobrir sequer as despesas básicas. De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a renda média mensal do brasileiro é de R$1.380.

Em contrapartida, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário mínimo necessário para as necessidades básicas de uma família de quatro pessoas é de R$5.969,17. Basta um cálculo rápido para entender que essa conta não fecha.

 

É por isso que buscar fontes de renda extra acaba sendo a melhor, e talvez única, alternativa para muitos brasileiros que precisam negociar suas dívidas. No artigo de hoje, vamos falar de algumas opções para quem está precisando complementar a renda e não sabe por onde começar.

A importância de entender a sua realidade

Se o seu objetivo for conseguir uma fonte de renda extra para quitar as dívidas, você precisa ter em mente que a equação envolve outros elementos que vão além de um complemento de renda. Encarar sua situação financeira de frente e ter clareza de tudo o que você deve é fundamental para você buscar alternativas mais adequadas à sua realidade.

Isso pode te ajudar a estabelecer um prazo para a prestação de serviço extra — pode ser que você não queira trabalhar além do seu horário para o resto da vida —, a precificar o seu serviço levando em conta as suas necessidades e a entender quanto você precisa faturar a mais para conseguir sair do sufoco.

Se você já entendeu que realmente precisa de uma renda extra, mas não sabe por onde começar, calma que nós vamos te ajudar.

Dicas práticas para conseguir uma renda extra

Não importa quais sejam as suas habilidades ou em que área você tem potencial para atuar. É certo que existem alternativas de renda extra pra você e que a internet pode ser uma grande aliada e te ajudar a complementar sua renda sem nem mesmo sair de casa. Confira abaixo algumas dicas práticas para você conquistar uma renda extra:

Dê aulas particulares

Todo mundo tem algum conhecimento que pode ser compartilhado e uma boa alternativa é usar isso a favor do nosso bolso. Com a pandemia, o ensino online ganhou ainda mais força e você pode atender alunos de qualquer lugar do mundo. Aproveite das redes sociais e das diversas plataformas disponíveis na internet para divulgar o seu serviço.

Seja um afiliado

Você já ouviu falar em marketing de afiliados? Funciona assim: você divulga o produto ou serviço de uma empresa e ganha comissão a cada venda gerada a partir da sua divulgação. Existem plataformas específicas desse tipo de serviço e empresas que contratam diretamente pessoas interessadas em se tornar afiliados. O caminho é buscar a alternativa que faz mais sentido pra você e colocar sua rede de contatos para trabalhar a seu favor.

Venda produtos pela internet

Como você já viu até aqui, a internet abriu um mundo de possibilidades quando o assunto é renda extra. As redes sociais e os sites especializados em vendas feitas por pessoas físicas permitiram que qualquer um possa vender qualquer produto para qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo. Por isso, não importa se novo ou usado, mas vender produtos pode ser uma excelente alternativa para você complementar sua renda e conseguir sair das dívidas.

Responda pesquisas online

Essa é uma alternativa pouco conhecida para muita gente, mas realmente é possível ganhar dinheiro respondendo pesquisas pela internet. Se esse for o seu interesse, basta se cadastrar em sites ou aplicativos especializados nesse tipo de atividade — Toluna Influencers, Inside Brasil e LifePoints são algumas opções —, preencher seus dados cadastrar e começar a responder as pesquisas disponíveis que, geralmente, dizem respeito à qualidade de produtos ou serviços.

Alugue um bem

Alugar coisas que você tem e podem ser úteis para outras pessoas é uma ideia tão boa que já existem algumas empresas que transformaram isso em negócio. Pode ser a garagem da sua casa, um equipamento de ginástica, uma roupa ou um aparelho eletrônico. E mais uma vez: a internet pode ser uma excelente aliada na hora de conquistar clientes.

Preste serviços para os aplicativos de transporte ou entrega

Essa já é uma fonte de renda extra para boa parte dos brasileiros e, talvez, seja também uma boa alternativa para você. A vantagem de trabalhar no horário que for melhor para você permite que você concilie a prestação do serviço com outras atividades, o que viabiliza o complemento de renda. Lembre-se de pesquisar sobre a reputação dos aplicativos e se vincular à empresa que oferece as melhores condições para os prestadores de serviço.

Inscreva-se em plataformas de freelancer

 

Prestar serviços de forma pontual na sua área de atuação ou em setores diferentes também pode ser uma excelente alternativa de renda extra. Atualmente, existem diversas plataformas de freelancer que unem os profissionais às pessoas que precisam da prestação do serviço. Upwork, 99Designs e Freelancer são algumas delas e você pode procurar a opção que é mais coerente à sua área de atuação e às suas necessidades.

Fonte: Exame

 
ver todas as notícias