Menu

CARREIRA - Geração Z prefere estar desempregada a infeliz no trabalho, mostra pesquisa



Um estudo global feito pelo Workmonitor, da consultoria Randstad, mostrou que quase dois em cada quatro profissionais das gerações mais jovens preferem ficar desempregados a permanecerem em um emprego de que não gostam. Cerca de 56% da geração Z e 55% dos millennials disseram que deixariam o emprego se isso interferisse em suas vidas pessoais, apontou a pesquisa, que ouviu 35 mil profissionais em 34 mercados.

"Nossas descobertas devem servir como um alerta para os empregadores. Há uma clara mudança de poder em andamento à medida que as pessoas repensam as prioridades", disse Sander van 't Noordende, CEO global da Randstad, em comunicado reportado pela Business Insider. 

A pesquisa também apontou que 70% dos profissionais estavam abertos a novas oportunidades de emprego – desses, 32% da geração Z e 28% dos millennials relataram que estavam procurando emprego. Além disso, 49% estavam confiantes em encontrar um novo emprego rapidamente se fossem demitidos ou saíssem dos seus atuais trabalhos.

Como as gerações mais jovens agora têm vantagem no mercado de trabalho, cabe aos empregadores reavaliar como atrair talentos, destacam os pesquisadores. "As empresas precisam repensar sua abordagem para atrair e reter funcionários, ou enfrentarão uma concorrência séria", disse Noordende.

Como as empresas podem se tornar mais atrativas

Uma maneira de se tornar mais atrativa aos olhos dos profissionais é oferecer melhores pacotes de benefícios. A pesquisa mostrou que 22% dos empregados receberam um aumento nos benefícios, incluindo assistência médica e previdência, e 25% receberam treinamentos.

Enquanto isso, 71% disseram que a capacidade de trabalhar de qualquer lugar era importante para eles, mas 53% achavam que não tinham essa flexibilidade em suas funções atuais. O estudo também mostrou que a maioria dos jovens quer trabalhar em empresas cujos valores estejam em sintonia com seus valores pessoais.

Diversidade e inclusão também foram uma prioridade para a geração mais jovem: 49% da geração Z e 46% dos millennials disseram que não querem trabalhar para uma empresa que não esteja fazendo esforços nessa área.

Fonte: Época Negócios

 
ver todas as notícias