Menu

EMPREENDEDORISMO - Pequenas empresas têm até domingo (10) para fazer a inscrição no programa do Sebrae para capacitação empreendedora



A Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) em parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está fazendo um processo seletivo que contemplará até 300 projetos que irão receber, por dez semanas, capacitação empreendedora, mentorias e apoio tecnológico.

Os interessados de qualquer parte do país podem se inscrever até domingo, dia 10 de abril.

 

Quer empreender com pouco dinheiro? Conheça franquias com investimentos de até R$ 10 mil

Os negócios selecionados receberão assistência de forma gratuita pelas incubadoras e aceleradoras de empresas vinculadas ao Programa Ideiaz – Power by InovAtiva, que tem operação em todos os estados e tem o intuito de democratizar o atendimento técnico a empresas inovadoras, alcançando nacionalmente os negócios para oferecer assessoria técnica.

O Programa Ideiaz está em sua terceira edição. Até agora, o programa já fez a avaliação de pelo menos 620 projetos, sendo que 415 foram aprovados e contemplados com a assistência. Em 2022, a iniciativa conta com 35 incubadoras e aceleradoras credenciadas e mais 15 na lista de espera.

Quem pode se inscrever?

Empreendedores com projetos em fase de criação ou ideação, isto é, em que o produto ainda não tenha sido comercializado ou em que o modelo de negócio ainda não esteja efetivado podem inscrever-se.

Aproximadamente um terço das vagas são destinadas aos projetos das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste. Os projetos com impacto socioambiental positivo ficarão com 20% das vagas. 

Como funcionará o programa?

O comitê de seleção é composto por representantes da Anprotec, do Sistema Sebrae e da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, que avaliarão as propostas inscritas. Entidades de fomento, investidores, especialistas do setor produtivo e professores universitários também ajudarão na escolha.

A meta do programa é atingir mil projetos atendidos até o fim de 2022. 

Os projetos selecionados serão encaminhados para um atendimento online de dez semanas, com uma das incubadoras ou aceleradoras credenciadas no programa.

Os negócios receberão ao menos 18 horas de apoio ao seu desenvolvimento, sendo que, desse total, 10 horas serão destinadas ao atendimento individualizado, que contemplará as seguintes ações:

  •   Consultoria organizacional;
  •   Mentoria;
  •   Qualificação empreendedora;
  •   Suporte para formalização do negócio;
  •   Suporte tecnológico.

Após essa etapa, os projetos receberão um acompanhamento e deverão efetuar as metas elencadas abaixo:

  • Apresentar um protótipo do produto ou serviço desenvolvido e avaliado por clientes;
  • Constituir um discurso de venda e de defesa do negócio pronto;
  • Ter um modelo de negócios desenhado e validado.

Deverão participar das dez semanas de atendimento pelo menos dois integrantes de cada projeto. A capacitação não será de apenas 18 horas, por isso, a Anprotec indica que a equipe dedique pelo menos meio expediente por dia para realizarem as atividades fundamentais para obterem resultados mínimos.

O edital, para mais informações, está disponível na página do Programa Ideiaz. Caso haja dúvidas, podem ser encaminhadas para o email ideiaz@anprotec.org.br.

Cronograma do programa

As fases do programa estão divididas da seguintes forma:

  •   Período de inscrição: até 10 de abril;
  •   Avaliação das propostas: de 11 a 20 de abril;
  •   Divulgação dos resultados: 29 de abril;
  •   Formalização da relação entre ambientes e projetos: de 2 a 20 de maio;
  •   Período da capacitação: de 23 de maio a 29 de julho;
  •   Prazo final para a entrega dos resultados: 29 de julho.

Fonte: Seu Crédito Digital

 
ver todas as notícias