Menu

FIQUE SABENDO - Segunda fase de dinheiro esquecido em bancos começa na próxima segunda



Na próxima semana o Banco Central (BC), vai iniciar a segunda fase do Sistema de Valores a Receber (SVR). Na primeira fase cerca de R$ 3,9 bilhões foram liberados para 28 milhões de pessoas físicas e jurídicas.

Nessa segunda fase dos Valores a Receber a estimativa é de que cerca de 1,6 milhão de pessoas possam ser contempladas com dinheiro “esquecido”, que somam um montante de R$ 4 bilhões.

Sistema de Valores a Receber

Atualmente as consultas ao Sistema de Valores a Receber (SVR) estão temporariamente suspensas para a implementação de novas melhorias para a segunda etapa do programa.

Durante a liberação da primeira etapa dos valores a receber o Banco Central havia informado que a nova fase seria iniciada no próximo dia 2 de maio.

Contudo, a plataforma de Valores a Receber consta com a informação de que em breve o Banco Central informará a data de reabertura do sistema para novas consultas e resgate dos saldos existentes.

Nessa segunda etapa o Banco Central promete trazer informações sobre valores que estão em bancos devido a operações financeiras de pessoas que já faleceram.

Outra novidade prevista para a segunda fase é que assim que o cidadão consultar se possuí dinheiro ou não para receber já será possível consultar os valores e solicitar a transferência via Pix.

Motivos da liberação do dinheiro esquecido

De acordo com o Banco Central nesta segunda etapa do Sistema de Valores a Receber o dinheiro que será devolvido às pessoas físicas e empresas são relativas às seguintes operações:

  • tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, previstas ou não em Termo de Compromisso com o BC;
  • contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
  • contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo disponível; e
  • outras situações que impliquem em valores a devolver reconhecidas pelas instituições.

Fonte: Jornal Contábil

 
ver todas as notícias