Menu

NOTÍCIAS - Novo RG será principal documento dos brasileiros; saiba como pedir o seu



O brasileiro está prestes a ter acesso ao mais novo documento que poderá ser utilizado para quase tudo, e por isso tem sido chamado pelas pessoas de documento do futuro. Trata-se do RG Digital, o mais novo Documento de Identidade Nacional. Ao que tudo indica, ele será o novo documento mais utilizado pelas pessoas, e não deve demorar a chegar na mão de todos os brasileiros.

A ideia do governo com esse documento é que a pessoa possa reunir dados sobre CNH, RG, CPF, Título de Eleitor e até Carteira de trabalho, tudo em um lugar só para que a pessoa não tenha a necessidade de ficar andando por aí com múltiplos documentos. Para dar entrada no documento, as pessoas não precisam se preocupar com valores, já que a emissão será totalmente gratuita.

Para as pessoas que ainda não têm um CPF, ele será uma mão na roda, já que assim que ela for tirar o novo documento o número do CPF vai ser emitido. Assim, o RG Digital terá o mesmo número do CPF, que vai se tornar assim o número único do registro nacional.

Vale a pena lembrar que ainda que esse novo documento será válido por até 10 anos para todos os cidadãos que tiverem menos de 60 anos. Para quem passar disso, não será mais obrigatório alterar o documento.

Assim, para as pessoas com menos de 60 que não atualizam os dados quando necessário, os documentos vão perder a validade, e ela pode acabar tendo problemas.

E se você está curioso e quer saber como fazer para emitir seu novo documento, as pessoas que já têm o cadastro biométrico devidamente regularizado na Justiça Eleitoral ou em qualquer outro instituto nacional já vão poder pedir o seu RG Digital.

Para solicitá-lo, a pessoa vai ter que baixar o mais novo app do governo, o DNI, que está disponível tanto para Android quanto para iOS. Através do aplicativo, faça o pré-cadastro e então compareça pessoalmente em um dos postos mais próximos de sua região de atendimento que será indicado pelo aplicativo.

Uma vez que estiver no posto de atendimento, os dados biométricos da pessoa vão ser validados, baseando-se na análise de impressões digitais e também fotográficas que vêm do DNI. Por fim, caso dê tudo certo com a Justiça Eleitoral, você já vai poder emitir o documento usando seu celular.

As pessoas não podem se esquecer também de que o documento RG Digital não é obrigatório para todos, ele só se torna obrigatório para a pessoa uma vez que ela já o emitiu. O governo ainda vai ampliar o processo de emissão do documento, e a ideia é que todo o Brasil já possa usá-lo até o meio do ano que vem.

Fonte: Edital Concursos Brasil

 
ver todas as notícias