Menu

NOTÍCIAS - Open Banking: nova fase vai facilitar contratação de empréstimos



O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, permite o compartilhamento de dados dos clientes entre as instituições financeiras. O Banco Central definiu as etapas de implantação. O cronograma deve terminar em setembro deste ano.

Em outras palavras, o serviço é uma forma de facilitar a troca de informações entre os bancos. Com isso, os clientes ganham tempo e evitam a burocracia, caso desejem abrir uma nova conta em outro banco. Essa é só uma das vantagens.

Open Banking

O Open Banking é um sistema já implantado nos Estados Unidos e na União Europeia. De acordo com o Banco Central, o sistema permite uma competição maior entre as instituições financeiras. Por outro lado, os clientes têm mais chances de escolher os melhores produtos e serviços.

A primeira fase do Open Banking foi em fevereiro de 2021. O processo de implantação tem quatro etapas. No último dia 30, o Banco Central deu início a mais uma fase. Os bancos integram agora uma espécie de marketplace do crédito.

Assim, os clientes vão acompanhar as melhores taxas e regras. A proposta é facilitar a contratação de empréstimo, já que os interessados terão mais informações para escolher qual é a melhor condição de acordo com a realidade financeira de cada um.

Nesta nova etapa os clientes vão receber um Encaminhamento de Proposta de Crédito (Epoc). É por meio desse sistema que os cidadãos vão conferir todas as ofertas de uma só vez.

O Epoc está em fase de testes. A proposta é facilitar, assim, a vida dos clientes. Vale lembrar que o compartilhamento de informações entre os bancos tem que ser permitido por cada cidadão.

Pelo Epoc, as instituições financeiras vão enviar várias ofertas de empréstimo. Ou seja, são as instituições que irão enviar as propostas. E não os interessados que terão de procurar banco a banco a liberação do crédito.

Fonte: Edital Concursos Brasil

 
ver todas as notícias